Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Menezes, Palloma Valle | - |
Autor(es): dc.contributor | Freire, Jussara | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Andréa Lúcia da Silva de | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Júlia da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:42:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:42:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16461 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755920 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia visa analisar os impactos da realocação de uma unidade do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), ligado ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), responsável pelo cumprimento de medidas socioeducativas para menores infratores, para o terreno anexo à uma escola estadual da cidade de Campos dos Goytacazes. Tal análise tem como base trabalhos de campo realizados no CRIAAD e no Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA), entrevistas feita com atores envolvidos em ambas instituições estatais e um levantamento de matérias jornalísticas e documentos relacionadas à realocação. O objetivo de trabalho é analisar as configurações pré e pós a inauguração da unidade socioeducativa no terreno da escola, mostrando como o anúncio da transferência foi vivenciado como uma situação indeterminada que gerou um “processo de investigação” coletiva e, posteriormente, a conversão da realocação como um “problema público”. A partir de um caso “bom para pensar”, o presente trabalho analisa agenciamentos, ações coletivas e constituições de arenas públicas, assim como relações entre juventude, educação, sociabilidade, violência, segregação socioespacial e estigmas em uma cidade média do norte fluminense | - |
Descrição: dc.description | The monograph aims to analyze the impacts of relocating a unit of the Integrated Resource Center for Adolescent Care (CRIAAD), linked to the General Department of SocioEducational Actions (DEGASE), responsible for compliance with socio-educational measures for juvenile offenders, to the land attached to a state school in the city of Campos dos Goytacazes. This analysis is based on fieldwork carried out at CRIAAD and at José do Patrocínio State College (CEJOPA), interviews with actors involved in both state institutions and a survey of journalistic articles and documents related to relocation. The objective of this paper is to analyze the configurations before and after the inauguration of the socioeducational unit on the school grounds, showing how the announcement of the transference was experienced as an indeterminate situation that generated a collective "investigation process" and, subsequently, the conversion of the relocation as a "public problem". Based on an exemplary case, the present monograph analyzes assemblages, collective actions and constitutions of public arenas, as well as relations between youth, education, sociability, violence, socio-spatial segregation and stigmas in an average city in northern Rio de Janeiro | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problemas públicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Associações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arenas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segregação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conflito social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituição penal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos dos Goytacazes (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public problems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Associations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public arenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segregation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban Violence | - |
Título: dc.title | Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: