Entre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMenezes, Palloma Valle-
Autor(es): dc.contributorFreire, Jussara-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Andréa Lúcia da Silva de-
Autor(es): dc.creatorMoura, Júlia da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16461-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755920-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia visa analisar os impactos da realocação de uma unidade do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), ligado ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), responsável pelo cumprimento de medidas socioeducativas para menores infratores, para o terreno anexo à uma escola estadual da cidade de Campos dos Goytacazes. Tal análise tem como base trabalhos de campo realizados no CRIAAD e no Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA), entrevistas feita com atores envolvidos em ambas instituições estatais e um levantamento de matérias jornalísticas e documentos relacionadas à realocação. O objetivo de trabalho é analisar as configurações pré e pós a inauguração da unidade socioeducativa no terreno da escola, mostrando como o anúncio da transferência foi vivenciado como uma situação indeterminada que gerou um “processo de investigação” coletiva e, posteriormente, a conversão da realocação como um “problema público”. A partir de um caso “bom para pensar”, o presente trabalho analisa agenciamentos, ações coletivas e constituições de arenas públicas, assim como relações entre juventude, educação, sociabilidade, violência, segregação socioespacial e estigmas em uma cidade média do norte fluminense-
Descrição: dc.descriptionThe monograph aims to analyze the impacts of relocating a unit of the Integrated Resource Center for Adolescent Care (CRIAAD), linked to the General Department of SocioEducational Actions (DEGASE), responsible for compliance with socio-educational measures for juvenile offenders, to the land attached to a state school in the city of Campos dos Goytacazes. This analysis is based on fieldwork carried out at CRIAAD and at José do Patrocínio State College (CEJOPA), interviews with actors involved in both state institutions and a survey of journalistic articles and documents related to relocation. The objective of this paper is to analyze the configurations before and after the inauguration of the socioeducational unit on the school grounds, showing how the announcement of the transference was experienced as an indeterminate situation that generated a collective "investigation process" and, subsequently, the conversion of the relocation as a "public problem". Based on an exemplary case, the present monograph analyzes assemblages, collective actions and constitutions of public arenas, as well as relations between youth, education, sociability, violence, socio-spatial segregation and stigmas in an average city in northern Rio de Janeiro-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProblemas públicos-
Palavras-chave: dc.subjectAssociações-
Palavras-chave: dc.subjectArenas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectSegregação-
Palavras-chave: dc.subjectViolência urbana-
Palavras-chave: dc.subjectViolência urbana-
Palavras-chave: dc.subjectConflito social-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição penal-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço-
Palavras-chave: dc.subjectCampos dos Goytacazes (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectPublic problems-
Palavras-chave: dc.subjectAssociations-
Palavras-chave: dc.subjectPublic arenas-
Palavras-chave: dc.subjectSegregation-
Palavras-chave: dc.subjectUrban Violence-
Título: dc.titleEntre muros físicos e morais: análise das dinâmicas conflituosas entre uma escola estadual campista e seu novo vizinho CRIAAD-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.