A formação continuada de professores na rede municipal de educação de Niterói : desafios para a construção de uma política pública

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Waldeck Carneiro da-
Autor(es): dc.contributorCPF:82023018749-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784115E9-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Vania Laneuville-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18677-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755919-
Descrição: dc.descriptionThis study presents the enterprises of continuous formation offered by the Municipal Educational Foundation (Fundação Municipal de Educação - FME) to teachers of the municipality along the studied period, and how they have been configured into formulations of municipal politics. It analyses the concepts of public education and continuous formation underlying different actions developed by FME, aiming to contextualize them into both macrosocial and macropolitical scopes. Investigates whether the actions of continuous formation of teachers proposed by FME are effectively set as a policy for the sector, seeking to offer a proper basis to the building for it. The research proceeded to a detailed document analysis, and the thesis reflects on public policies in the light of the complexity that surrounds its elaboration and realization. It discusses on the pathways that docent formation policies have taken, aiming to identify its determinants, models and underlying concepts. We also approach significant aspects about trends in continuous formation of teachers within the scope of Brazilian educational history, considering the numerous challenges that the magisterial profession faces and the innovations proposed by Education Secretaries. It describes the field and time of the research, locating them into the national, state, and municipal contexts, and performing a history of the educational policies of the municipality. Finally, it analyze the routes taken by different FME directories to identify their choices and preferences, as well as understanding the educational concepts that supported those processes. Although with advances in some periods, it is impossible to affirm that exist one politic of continuous formation promoted by FME, mainly by absence of preocupation with the evaluation of the impact of the action developed in this eduaction area.-
Descrição: dc.descriptionO estudo examina as iniciativas de formação continuada oferecidas pela Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME) aos professores da Rede Municipal, desde a criação do órgão, em 1991, buscando responder se elas se configuram efetivamente como uma política pública municipal. Analisa as concepções de educação pública e de formação continuada subjacentes às diferentes ações desenvolvidas pela FME, buscando contextualizá-las nos âmbitos macro-social e macro-político. Investiga se as ações de formação continuada de professores propostas pela FME se configuram efetivamente como uma política para o setor, buscando oferecer subsídios para tal construção. Realizada com base em minuciosa análise documental, a pesquisa reflete sobre a política pública à luz da complexidade que envolve sua elaboração e sua operacionalização. Analisa os caminhos que as políticas de formação docente têm percorrido, em especial na Rede Municipal de Niterói, tentando identificar seus determinantes, modelos e concepções subjacentes. São abordados, ainda, aspectos significativos acerca das tendências da formação continuada de professores na história da educação brasileira, considerando os inúmeros desafios que o magistério vem enfrentando, frente às inovações propostas pelas Secretarias de Educação. Descreve o campo e o tempo pesquisados, situando-os no contexto nacional, estadual e municipal, em particular no tocante à política educacional do município. Analisa os caminhos trilhados pelas diferentes gestões da FME, buscando identificar as escolhas e preferências, assim como entender as concepções educacionais que alicerçaram tais processos. Conclui que, embora com avanços em alguns períodos, ainda não se pode considerar a existência de uma política duradoura de formação continuada promovida pela FME, mormente pela ausência de preocupação com a avaliação do impacto das ações desenvolvidas nessa área.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectContinuous formation-
Palavras-chave: dc.subjectEducational policy-
Palavras-chave: dc.subjectFormation of teachers-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA formação continuada de professores na rede municipal de educação de Niterói : desafios para a construção de uma política pública-
Título: dc.titleThe continuous formation of teachers of the Niterói municipality: defiance to the building of a policy-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.