Uma luz brasileira: a contribuição de Mario Carneiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Marialva Carlos-
Autor(es): dc.contributorCPF:38625210791-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797558P4-
Autor(es): dc.contributorVieira, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorCPF:25314718715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Vera Lúcia Follain de-
Autor(es): dc.contributorCPF:22799699715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785427E2-
Autor(es): dc.creatorFreire, Miguel Furtado da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17431-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755914-
Descrição: dc.descriptionIn a clear camera when the light fades, it makes the image of an object disappear. Even when we are aware of the existence of such object, we can not see it any longer. Photograph doubly needs light in order to be discerned: first, to affix the reflections that come from the objects and second, to allow, by the lumen wound in the cornea, the image impressions in the rods of the eyes. It is inexorable to understand photograph as something resultant and dependent on the light, as well as, it is irrefutable its representative condition of the real material object. However, this research is not solely interested in the reproducibility of the image of the object; it is mostly interested in the writing aspect of photograph, its etymological meaning, photo understood as light (fóton), -graph understood as writing (scritta). Hence, writing with light is what we will seek all over the photograph of Porto das Caixas , a film by Mario Carneiro. We will also search for what the photograph writes to us, what it tells us beyond the reproduction of scenery and characters. All reflections about this photograph, about this light that we call Brazilian light in Porto das Caixas , are, therefore, the central plot of this research. The research methodology will be based on the deconstruction and reconstruction processes of Porto das Caixas , focused on the photograph image prism. We have particularized our look into the photogram the singular part of the cinematographic plan so as to analyze the effects provoked by the direction, intensity and quantity of light in the photographic film composition. The readings of Porto das Caixas photographs are conditioned by the Brazilian cinemanew production process, the theme (death), and the narratives (including an adaptation of the argument written by Lucio Cardoso). Thereupon, these three catego ries are determining within the photographic making that we are aprioristically naming as Brazilian light.-
Descrição: dc.descriptionEm uma câmera clara o apagamento da luz faz desaparecer a imagem do objeto. Mesmo que saibamos da sua real existência não podemos mais vê-lo. A fotografia tem dupla necessidade da luz para ser percebida: a primeira para fixar as reflexões emanadas dos objetos e a segunda para permitir, pelo ferimento do lúmen na córnea, a impressão das imagens nos bastonetes dos olhos. É inexorável o entendimento da fotografia como dependente e resultante da luz, assim como é irrefutável sua condição de representante do objeto material, real. Entretanto, não é apenas da reprodutibilidade da imagem do objeto que essa pesquisa se ocupa, é, sobretudo, da fotografia como escrita, do seu significado etimológico, foto entendida como luz (fóton), grafia entendida como escrita (scritta). Portanto, escrita com luz é o que vamos procurar na fotografia de Mario Carneiro em Porto das Caixas : o que a fotografia escreve, o que ela nos diz, para além da reprodução de cenários e atores. Reflexão sobre essa fotografia, sobre essa luz que denominamos luz brasileira em Porto das Caixas é, pois, o objeto central dessa pesquisa. Como metodologia utilizaremos processos de descontrução e reconstrução de Porto das Caixas enfocados pelo prisma da imagem fotográfica. Particularizamos o olhar no fotograma - a parte singular do plano cinematográfico - para analisar os efeitos provocados pela direção, intensidade e qualidade da luz na composição plástica fotográfica do filme. As leituras da fotografia de Porto das Caixas são condicionadas pelo processo de produção cinemanovista, pela temática (morte) e pelas narrativas (incluindo a adaptação do argumento escrito por Lucio Cardoso). Dessa forma, essas três categorias são determinantes no fazer fotográfico que estamos nominando aprioristicamente como luz brasileira.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia de cinema-
Palavras-chave: dc.subjectPorto das Caixas-
Palavras-chave: dc.subjectMario Carneiro-
Palavras-chave: dc.subjectCinema photograph-
Palavras-chave: dc.subjectPorto das Caixas-
Palavras-chave: dc.subjectMario Carneiro-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleUma luz brasileira: a contribuição de Mario Carneiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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