O currículo mínimo de Sociologia da escola básica: problematizando algumas questões

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.contributorCruvello, Elisabete-
Autor(es): dc.contributorSantiago, Mylene Cristina-
Autor(es): dc.creatorCosta, Suza Mara Sousa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9886-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755913-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo que busca compreender como o professor de Sociologia da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro se apropria do currículo mínimo em suas práticas de ensino. De acordo com os dados coletados e codificados ao longo da pesquisa pudermos perceber que não há currículo sem professor e o trabalho docente não acontece sem o currículo e é preciso explorar essa relação, tendo como parâmetro a realidade do ensino da Sociologia escolar na rede fluminense de ensino médio. A amostra da pesquisa compõe-se de cinco professores de Sociologia da escola básica do estado do Rio de Janeiro. Os resultados da pesquisa apontam que de um lado, muitos professores entendem que o currículo é um importante guia para o ensino, que oferece várias margens de manobra aos professores nas diversas situações educativas. De outro lado, há aqueles docentes que enxergam no programa uma imposição verticalizada do Estado sobre o seu trabalho, que se atenta muito mais a indicadores educacionais e o ENEM do que a verdadeira qualidade do ensino. Para estes últimos, a articulação entre os conteúdos do currículo e essas avaliações, acompanhadas por bonificações administrativas àqueles que seguirem fielmente as prescrições, interfere no exercício da docência que deve ser questionada-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo mínimo-
Palavras-chave: dc.subjectEscola básica-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Título: dc.titleO currículo mínimo de Sociologia da escola básica: problematizando algumas questões-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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