Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Queiroz, Paulo Pires de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruvello, Elisabete | - |
Autor(es): dc.contributor | Santiago, Mylene Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Suza Mara Sousa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:42:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:42:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9886 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755913 | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo que busca compreender como o professor de Sociologia da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro se apropria do currículo mínimo em suas práticas de ensino. De acordo com os dados coletados e codificados ao longo da pesquisa pudermos perceber que não há currículo sem professor e o trabalho docente não acontece sem o currículo e é preciso explorar essa relação, tendo como parâmetro a realidade do ensino da Sociologia escolar na rede fluminense de ensino médio. A amostra da pesquisa compõe-se de cinco professores de Sociologia da escola básica do estado do Rio de Janeiro. Os resultados da pesquisa apontam que de um lado, muitos professores entendem que o currículo é um importante guia para o ensino, que oferece várias margens de manobra aos professores nas diversas situações educativas. De outro lado, há aqueles docentes que enxergam no programa uma imposição verticalizada do Estado sobre o seu trabalho, que se atenta muito mais a indicadores educacionais e o ENEM do que a verdadeira qualidade do ensino. Para estes últimos, a articulação entre os conteúdos do currículo e essas avaliações, acompanhadas por bonificações administrativas àqueles que seguirem fielmente as prescrições, interfere no exercício da docência que deve ser questionada | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo mínimo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Título: dc.title | O currículo mínimo de Sociologia da escola básica: problematizando algumas questões | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: