Educação na era pós-verdade: um diálogo do ensino de Biologia com os Direitos Humanos na perspectiva da problematização freiriana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorSá, Sonia Regina Alves Nogueira de-
Autor(es): dc.contributorLazzaroni, Alberto Alexandre-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Manuel Gustavo Leitão-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Shaula Maíra Vicentini de-
Autor(es): dc.creatorZefiro, Natan Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31918-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755912-
Descrição: dc.descriptionCom o advento e progresso da era da pós-verdade, os acontecimentos vem sistematicamente sendo substituídos por opiniões e fragmentos de uma verdade, muitas vezes manipulada. Nesse cenário, a sociedade cada vez mais desacredita nos fatos e, em alguns casos, passa a seguir ideologias nocivas, perdendo assim um dos direitos humanos básicos: o direito ao acesso à informação. De modo geral, os indivíduos buscam e acreditam nos saberes disseminados na escola, sendo este um local importante para a reversão do quadro de propagação de “Fake News” que vivemos na atualidade. Desta forma, o presente trabalho apresenta o planejamento do quarto bimestre da segunda série do Ensino Médio cujo desenvolvimento do conteúdo das doenças de maior impacto na sociedade Brasileira foi realizado a partir da temática sobre a era da pós verdade e as Fake News. Embasando o estudo foram usados os referenciais de Candau, Benevides, Freire, Adela Cortina, Boaventura, Pariser e D’ancona. Além do Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro e da BNCC para o desenvolvimento dos conteúdos da proposta. Através de reuniões semanais foram planejadas e aperfeiçoadas 6 aulas presentes em um andamento inicial construído na disciplina: Ensino de Ciências e Direitos Humanos. Durante essas reuniões também foram confeccionados os materiais de apoio didáticos necessários para a execução do planejamento bimestral. As aulas abordam principalmente: (1) O que são Fake News e como elas nos manipulam; (2) Traçando paralelos entre as Fake News na história do Brasil com os dias atuais; (3) Conceitos biológicos e socias relacionados às doenças Tuberculose, Hepatite e Covid-19; (4) Doenças que possuem como vetor o Aedes aegypti através da linguagem jornalística; (5) Febre Amarela, Malária e Leishmaniose trabalhadas através da confecção de um Podcast; (6) Criação de uma campanha de conscientização acerca das principais ISTs. Em função da Pandemia da COVID-19, o projeto não foi aplicado em escolas, no entanto considera-se que o planejamento desenvolvido permite a abordagem da temática das Fake News atrelada ao conteúdo “doenças” a partir do ensino problematizador enfatizando a formação de sujeitos críticos frente às informações que recebem diariamente.-
Descrição: dc.descriptionWith the advent and progress of the post-truth era, events have been systematically replaced by opinions and fragments of a truth, often manipulated. In this scenario, society increasingly discredits the facts and, in some cases, starts to follow harmful ideologies, thus losing one of the basic human rights: the right to access information. In general, individuals seek and believe in the knowledge disseminated in the school, which is an important place for the reversal of the propagation framework of "Fake News" that we live today. In this way, the present work presents the fourth bimester planning of the second year of high school, whose development of the content of the diseases with the greatest impact on Brazilian society was carried out based on the theme of the post-truth era and the Fake News. On the basis of the study, the references of Candau, Benevides, Freire, Adela Cortina, Boaventura, Pariser and D'ancona were used. In addition to the Minimum Curriculum of the State of Rio de Janeiro and the BNCC for the contents’ development of the proposal. Through weekly meetings, 6 classes were planned and improved in an initial course built on the discipline: Ensino de Ciências e Direitos Humanos. During these meetings, the didactic support materials necessary for the execution of the bimonthly planning were also prepared. Classes mainly address: (1) What are Fake News and how they manipulate us; (2) Drawing parallels between Fake News in the history of Brazil and the present day; (3) Biological and social concepts related to the diseases Tuberculosis, Hepatitis and Covid-19; (4) Diseases that have Aedes aegypti as a vector through journalistic language; (5) Yellow Fever, Malaria and Leishmaniasis worked through the production of a Podcast; (6) Creation of an awareness campaign about the main STIs. Due to the COVID-19 Pandemic, the project was not applied in schools, however it is considered that the planning developed allows the approach of the Fake News theme linked to the content "diseases" from the problematizing teaching emphasizing the formation of critical subjects in relation to the information they receive daily.-
Descrição: dc.description77 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Palavras-chave: dc.subjectPós-verdade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectDignidade-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à informação-
Palavras-chave: dc.subjectNotícia falsa-
Palavras-chave: dc.subjectHuman rights-
Palavras-chave: dc.subjectPost-truth-
Palavras-chave: dc.subjectBiology teaching-
Título: dc.titleEducação na era pós-verdade: um diálogo do ensino de Biologia com os Direitos Humanos na perspectiva da problematização freiriana-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.