Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Neyse Luz | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves Junior, Edmundo de Drummond | - |
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Aurélio Pitanga | - |
Autor(es): dc.creator | Basílio, Igor de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:42:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:42:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9919 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755899 | - |
Descrição: dc.description | Durante minha participação na disciplina Pesquisa e Pratica de Ensino III (PPEIII) oferecida pelo curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), eu realizei um trabalho, no exercício de docência, com o conteúdo capoeira tendo como base a pedagogia critica; essa experiência me despertou o desejo de aprofundar conhecimentos sobre possibilidades do desenvolvimento da capoeira como conteúdo nas aulas de educação física, por isso essa é a temática desse trabalho de final de curso. No final dos anos 80 início dos anos 90, a educação física escolar passou a ser criticada, entre outras coisas, por ter sua prática centrada no desenvolvimento de seus conteúdos numa perspectiva biologizante e esportivizante; nesse caminho, o enfoque dado à aprendizagem se restringia ao desenvolvimento das habilidades motoras. Somente nesse momento histórico para área começam a surgir propostas que passam a apresentar a cultura corporal como novo paradigma, onde a dimensão cultural das praticas corporais ganham destaque. Ampliam-se assim as possibilidades de contextualização dos aspectos histórico-culturais de seus conteúdos, na busca de dar sentido e significado ao movimento humano. Nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo discorrer sobre uma possibilidade para o desenvolvimento da capoeira nas aulas de educação física destacando princípios norteadores para o seu trabalho que se aproximam da proposta apresentada pelo Parâmetro Curricular Nacional – Educação Física. Nessa perspectiva destacou-se o trabalho desse conteúdo a partir das vertentes procedimentais, conceituais e atitudinais | - |
Descrição: dc.description | During my participation in the discipline Research and Practice III Education (PPEIII) offered by the Bachelor's Degree in Physical Education from the Federal Fluminense University (UFF), I realized a job, in the exercise of teaching, with capoeira content based on the critical pedagogy ; this experience made me want to deepen their knowledge about possibilities of development of capoeira as a subject in physical education classes, so this is the theme of this final course work. In the late 80s early 90s, the school physical education began to be criticized, among other things, to have their practice centered on the development of its contents and a biologizing esportivizante perspective; in this way, the focus given to learning was limited to the development of motor skills. Only in this historic moment for the area begin to emerge proposals that pass the present body culture as a new paradigm, where the cultural dimension of bodily practices are highlighted. thus extend up the possibilities for contextualization of the historical and cultural aspects of their content in the search to make sense and meaning to human movement. In this context, this study aimed to discuss a possibility for the development of capoeira in physical education classes emphasizing guiding principles for their work they approach the proposal of the National Curriculum Parameters - Physical Education. In this perspective the highlight was the work of that content from the procedural, conceptual and attitudinal aspects. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capoeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capoeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capoeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parameter National Curriculum | - |
Título: dc.title | O ensino da capoeira nas aulas de educação física no segundo segmento do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: