“Entramos forçados, ficamos pirados e saímos formados”: uma etnografia em uma escola pública em Niterói

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEilbaum, Lucía-
Autor(es): dc.contributorMaia, Bóris-
Autor(es): dc.contributorVerissímo, Marcos-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Alice Magalhães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755897-
Descrição: dc.descriptionA partir do trabalho de campo desenvolvido em uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Niterói, desenvolveu-se esta etnografia. O trabalho teve a intenção de compreender quais fatores são associados ao comportamento e postura dos alunos, quais são as categorias de classificação que surgem desta associação e como se constrói, especificamente a categoria de “motivação”, a partir da análise de algumas experiências: o conselho de classe, a reunião de pais e mestres e a realização de atividades extracurriculares promovidas pela gestão da escola. Os diversos métodos que atuam nesse movimento de “motivação” ou aquilo que é entendido agir na “desmotivação” são objeto dessa etnografia-
Descrição: dc.descriptionFrom the fieldwork developed in a public elementary school in the city of Niterói, this ethnography was developed. The work intended to understand which factors are associated with students' behavior and posture, which are the classification categories that emerge from this association and how it is built, specifically the category of ""motivation"", from the analysis of some experiences: class council, parent-teacher meeting, and extracurricular activities promoted by school management. The various methods that act in this movement of ""motivation"" or what is understood to act in the ""demotivation"" will be investigated-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEthnography-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation-
Título: dc.title“Entramos forçados, ficamos pirados e saímos formados”: uma etnografia em uma escola pública em Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.