Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Ida Maria Santos Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Mônica Genelhu | - |
Autor(es): dc.contributor | Farinaccio, Pascoal | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Brendo Vasconcellos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:42:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:42:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22296 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755876 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação propõe-se a analisar a interseção entre a produção poética e a produção fotográfica do poeta português contemporâneo, Luís Quintais, desenvolvendo tanto uma abordagem analítica das imagens poéticas criadas em seus poemas, como também das imagens líricas produzidas através da sua câmera fotográfica, baseado numa teoria do ver que perpassa ambas as textualidades. Nesse sentido, no primeiro momento, observa-se a presença de um olhar meditativo e antropológico da voz poética, que resgata e descreve em "fotogramas líricos" traços da memória, da violência e da ausência que marcam a condição contemporânea; no segundo momento, objetiva-se demonstrar que a fotografia tornou-se cada vez mais um suporte lírico para o poeta, que passou a produzir livros de poesia em que as fotografias aparecem, também, como um objeto poético que põe em observação fragmentos do mundo contemporâneo, realçando a melancolia, o luto e o fim através da contemplação de marcas e contrastes da passagem do tempo | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims at analyzing the intersection between the poetic production and the photographic production of the contemporary Portuguese poet, Luís Quintais, developing both an analytic approach of the poetic images created in his poems, as well as the lyrical images produced through his photographic camera, based on a theory of seeing that runs through both textualities. Therefore, at first we intend to observe the presence of a meditative and anthropological eye at the poetic voice, which rescues and describes in "lyrical frames" traces of memory, violence and absence that mark the contemporary condition; while in the second moment we aim to demonstrate that photography has increasingly become a lyrical support for the poet, who started to produce books of poetry in which the photographs also appear as a poetic object that put fragments of the world under observation contemporary, highlighting melancholy, mourning and the end through the contemplation of marks and contrasts of the passage of time | - |
Descrição: dc.description | 197f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia contemporânea portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Luís Quintais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem poética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ruínas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese contemparaty poetry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poetic image | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ruins | - |
Título: dc.title | Máquina de [foto]grafia: capturando imagens na poética de Luís Quintais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: