Mulheres do ler: a emancipação de mulheres negras mediada pela leitura e pela escrita

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Iolanda-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Núbia Regina-
Autor(es): dc.contributorBaião, Jonê Carla-
Autor(es): dc.contributorCosta, Candida Soares-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luiza Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorPessanha, Márcia Maria de Jesus-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Neuza Maria Sant' Anna de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32387-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755873-
Descrição: dc.descriptionA tese intitulada: “MULHERES DO LER – a emancipação de MULHERES NEGRAS mediada pela leitura e pela escrita.”. Objetiva analisar o processo formativo do coletivo de mulheres negras da Baixada Fluminense - Mulheres do Ler. O coletivo mulheres do ler visa com suas práticas de leitura e escrita construir um processo de empoderamento na periferia fluminense. O referencial teórico desta pesquisa é prioritariamente de/com mulheres negras como nossas principais interlocutoras, assim, elegemos para dialogar: González, Collins, Gomes, Silva, Evaristo, hooks entre outros. O instrumento metodológico escolhido para esta pesquisa consiste na observação e na entrevista compreensiva, estratégia construída por Kaufman (2013). O trabalho é divido em quatro partes, na primeira parte, intitulado “Lélia González e Patrícia Hill Collins - referencial teórico e metodológico”, é realizado pequeno estudo da arte, no banco de teses e dissertação da CAPES, com recorte do período de 2019 a 2022, apresentamos as ideias de González que são importantes para esta pesquisa e, logo depois, apresentamos o pensamento de Collins, construído uma relação entre as duas e, a partir daí, apresentamos a proposta metodológica da pesquisa, inspirada no estudo de Kaufmann sobre entrevista compreensiva e a importância da observação nesse processo. Na segunda parte, intitulada “Movimento negro e movimento acadêmico: encontros e divergências”, buscamos apresentar um breve percurso histórico do movimento negro, os avanços que esse conquistou nos últimos anos. Também, apresentamos o movimento de mulheres e os avanços conquistados por essas, finalizamos discutindo as divergências e as convergências entre os movimentos negros e o que chamamos de movimentos acadêmicos. A terceira parte, “Por uma pedagogia emancipatória: futuros possíveis”, no qual diálogos entre Freire, hooks e Gomes são traçados a fim de pensar uma prática pedagógica libertadora. Freire foi o teórico que embasou os estudos de hooks e Gomes. Hooks com sua pedagogia transgressora e Gomes com a prática emancipatória dos movimentos negros, tratados no plural, uma vez que Gomes afirma não existe um único movimento negro e sim vários, entre esses vários movimentos negros, está o Coletivo Mulheres do Ler, com sua prática libertadora, transgressora e emancipatória. Finalizamos a tese com a quarta parte intitulado “Mulheres do Ler”, no qual apresentamos como a pesquisadora chegou ao Coletivo Mulheres do Ler, além de narrar sua história, apresentamos os três primeiros livros, em seguida, o processo formativo que levou à organização do último livro, com o título de “As faces de Lélia González em mim”, a escolha por falar do processo de construção do último livro, tem a ver com o fato de ter acompanho todo o seu processo construtivo.-
Descrição: dc.descriptionThe thesis entitled: “WOMEN OF READING – the emancipation of BLACK WOMEN mediated by reading and writing.” It aims to analyze the formative process of the collective of black women from Baixada Fluminense - Mulheres do Ler. The theoretical framework of this research is primarily of/with black women as our main interlocutors, thus, we chose to dialogue: González, Collins, Gomes, Silva, Evaristo, hooks among others. The methodological instrument chosen for this research will consist of observation and comprehensive interviews, a strategy constructed by Kaufman (2013).The work is divided into four parts, in the first part, entitled “Lélia González and Patrícia Hill Collins - theoretical and methodological reference”, a small study of art is carried out, in the CAPES thesis and dissertation bank, with a cut from the period from 2019 to 2022, we present González's ideas that are important for this research and, shortly after, we present Collins' thought, building a relationship between the two and, from there, we present the research's methodological proposal, inspired by Kaufmann's study on interviews understanding and the importance of observation in this process. In the second part, entitled “Black movement and academic movement: encounters and divergences”, we seek to present a brief historical trajectory of the black movement, the advances it has achieved in recent years.We also present the women's movement and the advances achieved by them, we finish by discussing the divergences and convergences between black movements and what we call academic movements. The third part, “For an emancipatory pedagogy: possible futures”, in which dialogues between Freire, hooks and Gomes are outlined in order to think about a liberating pedagogical practice. Freire was the theorist who supported the studies of hooks and Gomes. Hooks with his transgressive pedagogy and Gomes with the emancipatory practice of black movements, treated in the plural, since Gomes states that there is not a single black movement but several, among these various black movements, there is the Coletivo Mulheres do Ler, with its practice liberating, transgressive and emancipatory. We conclude the thesis with the fourth part entitled “Mulheres do Ler”, in which we present how the researcher arrived at the Coletivo Mulheres do Ler, in addition to narrating its history, we present the first three books, then the training process that led to the organization of the last book, with the title “As faces de Lélia González em mim” the choice to talk about the construction process of the last book, has to do with the fact that I followed its entire construction process.-
Descrição: dc.description112 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectColetivo Mulheres do Ler-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres negras-
Palavras-chave: dc.subjectInterseccionalidade-
Palavras-chave: dc.subjectEscrevivência-
Palavras-chave: dc.subjectMulher negra-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectBlack women-
Palavras-chave: dc.subjectIntersectionality-
Palavras-chave: dc.subjectCollective-
Palavras-chave: dc.subjectWriting-
Título: dc.titleMulheres do ler: a emancipação de mulheres negras mediada pela leitura e pela escrita-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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