Mapas mentais e Educação Ambiental: experiência com alunos do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRosa, Peter da Silva-
Autor(es): dc.creatorDi Maio, Angelica Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22451-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755860-
Descrição: dc.descriptionDiante do atual contextoque revela intensa degradação ambiental e reconhecendo a importância da educação para a transformação do status quo, o presente trabalho teve por objetivo analisar e compreender a percepção ambiental de estudantes do ensino médio em Itaboraí (RJ), por meio de mapas mentais. Além disso, foi desenvolvida a atividade de construção de representações geoespaciais dos problemas socioambientais do espaçode vivência do alunado, visando àprática de uma educação ambiental contextualizada. Apesar da importância de metodologias participativas como a supracitada, os resultados apontaram que a concepção mais abrangente e complexa de meio ambiente ainda foi muito limitada diante das visões tradicionaisverificadasnas argumentações e nos produtos cartográficos.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionGiven the current context that reveals intense environmental degradation and recognizing the importance of education for the transformation of the status quo, the present study aimed to analyze and understand the environmental perception of high school students in Itaboraí (RJ), through mind maps. In addition, the activity of building geospatial representations of socio-environmental problems in the student's living space was developed, aiming at the practice of contextualized environmental education. Despite the importance of participatory methodologies such as the one mentioned above, the results showed that the most comprehensive and complex conception of the environment was still very limited in view of the traditional views verified in the arguments and cartographic product.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherRevista Brasileira de Educação Ambiental - RevBEA-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Relação: dc.relationRosa, P. da S., & Di Maio, A. C. (2020). Mapas mentais e Educação Ambiental: experiência com alunos do ensino médio. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 15(1), 160–181. https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9471-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMapas Mentais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectMind Maps-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Education-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Perception-
Título: dc.titleMapas mentais e Educação Ambiental: experiência com alunos do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo de periódicos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.