Economia comportamental e o caso do mercado de automóveis de luxo no Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Roberto Cezar Rosendo Saraiva da-
Autor(es): dc.contributorBastos, Patrícia de Melo Abrita-
Autor(es): dc.contributorNey, Vanuza da Silva Pereira-
Autor(es): dc.creatorSEVERIANO, MARIA EDUARDA DE SOUSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28357-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755852-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é discutir o consumo de luxo com ênfase na Teoria Comportamental e sua aplicação na análise do mercado de automóveis de luxo no Brasil. Do ponto de vista do consumidor, os bens de luxo fazem despertar desejos e admiração. Os consumidores de bens de luxo são influenciados por fatores psicológicos ou físicos, na busca pela satisfação, sobretudo, de necessidades psicológicas, simbolizando um certo padrão de consumo, uma classe social específica ou comunicando uma imagem de si mesmos. Por outras palavras, o consumo de produtos de marcas de luxo caracteriza-se por um comportamento de compra que vai ao encontro à satisfação de significados simbólicos, sendo a maior ênfase atribuída à imagem de marca social. No caso do Brasil, a despeito da significativa desigualdade de renda existente no país, observa-se um contingente expressivo da população com poder de compra para adquirir bens de luxo, dentre eles automóveis requintados. A implantação de duas montadoras de veículos de luxo no Brasil nos anos 2010, a saber, BMW e Land Rover, indica o potencial de crescimento deste segmento de mercado e confirma as teorias no sentido de que o diferencial positivo na renda é determinante para a expansão do mercado de luxo no país.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo de bens de Luxo-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Comportamental-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de automóveis de luxo no Brasil-
Título: dc.titleEconomia comportamental e o caso do mercado de automóveis de luxo no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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