Análise crítica dos materiais didáticos produzidos e empregados durante o ensino remoto emergencial na cidade de Volta Redonda

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmado, Beatriz Crittelli-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7339478176562437-
Autor(es): dc.contributorSilva Júnior, Hélio Carlos da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7063975019883822-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rafael Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3829408982268735-
Autor(es): dc.contributorPimentel, Raiane Dandara Pereira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6657374445349463-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8072970549087615-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Débora Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25773-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755846-
Descrição: dc.descriptionO Ensino remoto emergencial trouxe consigo modificações consideráveis no processo de ensino-aprendizagem, que ocorre dentro do contexto escolar, sendo a principal delas a virtualização das aulas. Neste âmbito, os docentes passaram a perceber os materiais didáticos textuais, produzidos por eles, como instrumentos essenciais para trabalhar os conteúdos, diferentemente de outrora, pois os materiais textuais mais utilizados eram os livros didáticos. Além disso, na cidade de Volta Redonda, os materiais escritos se tornaram o único meio de aprendizagem dos discentes, principalmente para aqueles que não possuem acesso à internet. Devido à sua relevância, foi feita a análise dos materiais da disciplina de química disponibilizados ao longo de um bimestre, para uma turma do terceiro ano do ensino médio. Unindo a mesma, realizou-se uma entrevista com o docente, autor dos mesmos, a fim de que fossem percebidos os fatores que influenciaram a implementação e também possíveis quesitos que necessitavam de melhoria em prol de um ensino de qualidade. Esse processo configurou como um processo de reflexão da prática docente, de modo investigativo, com intuito de promover também discussão quanto ao ensino de qualidade por ser um direito dos discentes. Os aspectos principais observados compreendem a capacidade de autonomia discente que precisa ser melhor desenvolvida, bem como a influência de uma concepção educacional neoliberal usada para implementação do ERE na cidade juntamente a teorias de aprendizagem behavioristas. Nesse âmbito, é esperado com esse estudo contribuir para as futuras práticas docentes de produção de materiais didáticos-
Descrição: dc.descriptionEmergency remote teaching has brought with it considerable changes in the teaching-learning process, which takes place within the school context, the main one being the virtualization of classes. In this context, teachers began to perceive the textual teaching materials, produced by them, as essential tools to work with the contents, unlike in the past, since the most used textual materials were textbooks. In addition, in the city of Volta Redonda, written materials have become the only means of learning for students, especially for those who do not have internet access. Due to its relevance, an analysis was made of the materials of the Chemistry discipline made available over a two-month period, for a third year high school class. Joining the same, an interview was carried out with the teacher, author of the same, in order to perceive the factors that influenced the implementation and also possible questions that needed improvement in favor of a quality teaching. This process was configured as a process of reflection on teaching practice, in an investigative way, with the aim of also promoting discussion about quality teaching as it is a right of students. The main aspects observed comprise the capacity for student autonomy that needs to be better developed, as well as the influence of a neoliberal educational concept used to implement the ERE in the city together with behaviorist learning theories. In this context, this study is expected to contribute to future teaching practices in the production of teaching materials-
Descrição: dc.description46 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto emergencial-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic materials-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEmergency remote teaching-
Título: dc.titleAnálise crítica dos materiais didáticos produzidos e empregados durante o ensino remoto emergencial na cidade de Volta Redonda-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.