Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Joana Guilares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Moreira da | - |
Autor(es): dc.creator | Hollauer, Henrique Von Pressentin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:42:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:42:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26361 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755836 | - |
Descrição: dc.description | A pandemia causada pela Sars-CoV-2 evidenciou vários problemas em nossa sociedade, entre esses o mais importante é o negacionismo científico, algo que está ligado diretamente à proliferação de fake news. Parte deste negacionismo e o grande impacto das fake news ocorrem devido à falta de letramento científico por parte da população, desta maneira o trabalho teve como objetivo promover uma discussão sobre os aspectos sociais evidenciados na pandemia e promover letramento científico nos alunos aos quais o projeto foi aplicado. Desta maneira foram utilizadas ferramentas tecnológicas para ensinar conceitos da COVID-19, ferramentas essas como vídeos e formulários digitais. Os formulários traziam diversas notícias, falsas ou não, que circularam durante a pandemia, e os vídeos foram usados para esclarecer o que seria verdadeiro quanto ao tema abordado. Para a avaliação da metodologia e dos vídeos implementados foi utilizada a Análise Textual Discusiva (ATD), a qual se baseia em uma análise criteriosa da resposta de cada aluno. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos alunos aprovaram e gostaram do projeto aplicado, sendo então uma ótima opção para promover uma discussão e letramento científico a alunos sobre assuntos relacionados à COVID-19, sobretudo em tempos de ensino à distância. | - |
Descrição: dc.description | The pandemic caused by Sars-CoV-2 highlighted several problems in our society, among which the most important is the scientific denial, something that is linked to the proliferation of fake news. Part of this denial and the significant impact of fake news occur due to the population's lack of scientific literacy, thus the work aimed to promote a discussion about the social aspects evidenced in the pandemic and to promote scientific literacy in the students to whom the project was applied. In this way, technological tools were used to teach COVID-19 concepts, tools such as videos and digital forms. The forms had various news, false or not, that appeared during the pandemic, and the videos were used to clarify what was true about the topic being discussed. To evaluate the methodology and videos implemented, Discourse Textual Analysis (ATD) was used, which is based on a careful analysis of each student's response. The results obtained showed that most students approved and liked the applied project, making it a great option to promote a discussion and scientific literacy to students on subjects related to COVID-19, especially in times of distance learning. | - |
Descrição: dc.description | 46 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negacionismo científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fake news | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia instrucional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência e sociedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific denial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fake news | - |
Título: dc.title | Desmistificando fake news: usando tecnologia educacional envolvendo conteúdos interdisciplinares acerca da COVID-19 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: