Ensinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBalthazar, Wagner Franklin-
Autor(es): dc.contributorAuler, Luiz Telmo da Silva-
Autor(es): dc.contributorNeves, Jefferson Adriano-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4911207741217024-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4855581834199288-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7964458773966012-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6323444324286748-
Autor(es): dc.creatorSantos, Adriana Borges dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21644-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.07573842775-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755834-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um produto educacional construído a partir de uma sequência de ensino investigativo (SEI) para o estudo de fenômenos ópticos, cuja problematização é realizada a partir de atividades experimentais abertas, mais especificamente os fenômenos da reflexão, refração, dispersão e polarização da luz, dentro do que chamamos de ópitca geométrica. Nesse sentido, a sequência busca promover a alfabetização cientifica, a partir das principais etapas que fundamentam uma SEI. O produto educacional foi aplicado numa turma do terceiro ano do ensino médio, da rede pública estadual, do estado do Rio de Janeiro e foi avaliado através da narrativa da professora/pesquisadora pautada na interação dos alunos com as atividades em cada uma das etapas da SEI, tendo também por objetivo verificar se durante as atividades emergiam indicadores de alfabetização científica. O produto educacional é constituído por um manual do professor com as orientações para produção e manipulação dos kits para experimentação e também com as etapas que definem a aplicação da SEI em sala de aula. Os resultados sugerem que houve ampliação do conhecimento adquirido no momento em que os alunos puderam reavaliar suas hipóteses iniciais, por meio de seus registros, contribuindo para promoção da AC. A sequência de ensino investigativo pode ser considerada de baixo-custo e aplicável em qualquer escola de ensino médio-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionThis work presents an educational product built from an investigative teaching sequence (SEI) for the study of optical phenomena, whose problematization is carried out through open experimental activities, more specifically the phenomena of reflection, refraction, dispersion and polarization of light, within what we call geometric optics. In this sense, the sequence seeks to promote scientific literacy, from the main stages that underlie an SEI. The educational product was applied to a third year class of high school, from the state public network, from the state of Rio de Janeiro and was evaluated through the narrative of the teacher / researcher based on the interaction of students with activities in each of the stages of SEI , also aiming to verify if scientific literacy indicators emerged during the activities. The educational product consists of a teacher's manual with guidelines for the production and handling of kits for experimentation and also with the steps that define the application of SEI in the classroom. The results suggest that there was an expansion of the knowledge acquired at the moment when the students were able to reevaluate their initial hypotheses, through their records, contributing to the promotion of CA. The investigative teaching sequence can be considered low-cost and applicable in any high school-
Descrição: dc.description146 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectSequência de ensino investigativa-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectFenômenos ópticos-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFísica (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigative teaching sequence-
Palavras-chave: dc.subjectScientific literacy-
Palavras-chave: dc.subjectOptical phenomena-
Palavras-chave: dc.subjectOpen laboratory-
Título: dc.titleEnsinando fenômenos ópticos na perspectiva do ensino por investigação-
Título: dc.titleTeaching optical phenomena from the perspective of investigative teaching-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.