VERIFICAÇÃO METROLÓGICA EM MEDIDORES DE VELOCIDADE PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES DO TIPO FIXO, UMA NOVA METODOLOGIA

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Autor(es): dc.contributorSantos, João Alberto Neves dos-
Autor(es): dc.contributorCPF:49908880715-
Autor(es): dc.contributorPinto, Jorge Claudio da Silva-
Autor(es): dc.contributorCPF:56362341222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp-
Autor(es): dc.creatorSiqueira, Francisco das Chagas Mendes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21038-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755831-
Descrição: dc.descriptionIt became imperious, in function of inherent difficulties, and the high degree of insecurity involved in the metrological tests of field, which has the purpose of evaluate the behavior of the velocity meters for motor vehicles in their rated operating conditions, the development of a new methodology to be apply in the activities referring to metrological control of theses meters, specifically to the tests of real condition of traffic in meters of fixed type, that represent the great number, of the instruments in use at the traffic control. This new methodology should be apply to the tests realized in real conditions of traffic, in all stages of the metrological control, in measuring instruments and the velocity register, used with the purpose of issuing of the traffic infringement which have been under the metrological regulation foreseen at the regulation of INMETRO nº 115, from June 29,1998. This research was divided, basically, in two modules, such as: the identification of the problem in the actual view of the system of velocity meters, and the main question, the development of a methodology able to become the test more secure with regard to physics integrity of the people involved, realistic, efficient and effective in the metrological control, in instruments used in the measurement and register of velocity of motor vehicles, based on of metrological regulations, of the tacit knowledge, existent publications and the International Recommendations issued by International Organization of Legal Metrology (OIML). The adoption of this new methodology will enable a significant increase in the level of confidence of the instruments used to the velocity control of traffic, as well as, they will reduce to least level, compared with the actual, the insecurity in the execution of the tests.-
Descrição: dc.descriptionTornou-se imperioso, em função das dificuldades inerentes, e o alto grau de insegurança envolvido nos ensaios metrológicos de campo, que têm a finalidade de avaliar o comportamento dos medidores de velocidade para veículos automotores em suas condições precípuas de uso, o desenvolvimento de uma nova metodologia a ser aplicada às atividades referentes ao controle metrológico de tais medidores, em particular para o ensaio em condições reais de tráfego em medidores do tipo fixo, que representam a grande maioria, dos instrumentos em utilização no controle do trânsito. Essa nova metodologia deverá ser aplicada nos ensaios realizados em condições reais de tráfego, em todas as fases do controle metrológico, em instrumentos de medição e registro de velocidade, utilizados com fins a emissão de infrações de trânsito, que estejam sob a regulamentação metrológica prevista na Portaria INMETRO n° 115, de 29 de junho de 1998. Essa pesquisa foi dividida, basicamente, em dois módulos, a saber: a identificação do problema dentro do panorama atual do sistema de medição de velocidade, e a principal questão, o desenvolvimento de uma metodologia capaz de tornar o ensaio mais seguro com relação a integridade física das pessoas envolvidas, realístico, eficaz e efetivo no controle metrológico, em instrumentos utilizados na medição e registro de velocidade de veículos automotores, à luz da regulamentação metrológica, dos conhecimentos tácitos, referenciais teóricos existentes e das recomendações internacionais preconizadas pela Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML). A adoção dessa nova metodologia possibilitará um aumento significativo na confiabilidade dos instrumentos utilizados para controle de velocidade no trânsito, assim como reduzirá, a níveis mínimos, comparados aos atuais, a insegurança na execução do ensaio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectmetrologia legal-
Palavras-chave: dc.subjectmedidores de velocidade-
Palavras-chave: dc.subjectcontrole metrológico para medidores de velocidade-
Palavras-chave: dc.subjectperfil magnético.-
Palavras-chave: dc.subjectlegal metrology-
Palavras-chave: dc.subjectvelocity meters-
Palavras-chave: dc.subjectmetrological control to velocity meters-
Palavras-chave: dc.subjectprofile magnetic-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleVERIFICAÇÃO METROLÓGICA EM MEDIDORES DE VELOCIDADE PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES DO TIPO FIXO, UMA NOVA METODOLOGIA-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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