O ator do teatro da escrita no palco entre a tradição e a modernidade: metamorfoses do teatro imaginado como forma de absorção do moderno e do cosmopolita

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Angela Maria-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788106A9-
Autor(es): dc.creatorThürler, Djalma-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18595-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755825-
Descrição: dc.descriptionThe writing theatre s actor on stage between tradition and modernity the imagined theatre s metamorphosis as a way of absorbing the modern and the cosmopolitan is the result of a consideration about the actor s place in the present of 2006 and in what refers to its substantive aspects, its fundamental nucleus consists of tracing, on the whole, the role which will be up to the actor during the post modernity, this empty world, of drifting fragments, made of simulacrum, of images, of empty surfaces without any historic or human thickness, a dramaturgy still to be written, which goes through several routes: from the condition of mere pictorial element, implication of the painted canvas, the actor became three-dimensional and, being in possession of his own will, took his art to the streets defying the job market and refusing to be a simple labor on the theatre company. Afterwards, the cheerful mock converted the legacy into anti-art giving artistic value to the daily banality which neither represents nor interprets anymore, but presents life, afterwards, the postmodern establishes the complete glorification of the ego at the moment, without hope of any in the future, it does not have a defined identity, it does not distinguish true from false. The different styles coexist, the tendencies quickly succeed to each other. There are a few groups or unified movements, pluralism and eclecticism are the rule which deflates all the stable ordered up to that time, preventing a possible separation between this and that; the review of the artistic and aesthetic knowledge legitimating criteria obliges us, in a closer or farther future, it does not matter, to live with the mutations, transformations and changes that will still happen-
Descrição: dc.descriptionO ator do teatro da escrita no palco entre a tradição e a modernidade - metamorfoses do teatro imaginado como forma de absorção do moderno e do cosmopolita é o resultado de uma reflexão sobre o lugar do ator no presente de 2006 e no que se refere aos seus aspectos substantivos, seu núcleo fundamental consiste em traçar, de um modo geral, o papel que caberá ao ator no transcorrer da pós-modernidade, esse mundo vazio, de fragmentos à deriva, feito de simulacros, de imagens, de superfícies vazias destituídas de qualquer espessura histórica ou humana, uma dramaturgia ainda por ser escrita, que passa por vários percursos: da condição de mero elemento pictórico, desdobramento do telão pintado, o ator passou a ser tridimensional e, de posse da vontade própria, levou sua arte para as ruas desafiando o mercado de trabalho e recusando-se a ser simples mão de obra na empresa de espetáculos. Depois, o alegre desbundar converteu o legado à antiarte atribuindo valor artístico à banalidade cotidiana que já não representa nem interpreta, mas apresenta a vida; depois, o pós-moderno instaura a glorificação total do ego no instante, sem esperança de alguma no futuro, não tem identidade definida, não se distingue o verdadeiro do falso. Os diferentes estilos convivem, as tendências se sucedem com rapidez. Há poucos grupos ou movimentos unificados, o pluralismo e o ecletismo são a norma o que esvazia todas as ordenadas estáveis até então, impedindo que se possa separar isto daquilo; a revisão dos critérios de legitimação do saber artístico e estético nos obriga a, num futuro mais próximo ou mais longínquo, não importa, a conviver com as mutações, transformações e mudanças que ainda ocorrerão-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectAtor-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectMelancolia-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian theater-
Palavras-chave: dc.subjectActor-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy-
Palavras-chave: dc.subjectMelancholy-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA-
Título: dc.titleO ator do teatro da escrita no palco entre a tradição e a modernidade: metamorfoses do teatro imaginado como forma de absorção do moderno e do cosmopolita-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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