Kafka, autor performático: análise de elementos da performance em três narrativas breves

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, Anita Martins Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorBines, Rosana Kohl-
Autor(es): dc.contributorKretschmer, Johannes-
Autor(es): dc.contributorLages, Susana Kampff-
Autor(es): dc.creatorSette, Flora Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6584-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755822-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo trazer aos estudos e práticas referentes à arte da performance outras visões, a partir da análise cuidadosa de três narrativas breves de Franz Kafka – A Ponte (Die Brücke), Um Fratricídio (Ein Brudermord) e A Preocupação do Pai de Família (Die Sorge des Hausvaters). Para isso, partiremos da observação de que há na literatura kafkiana uma ênfase nos gestos dos personagens e na construção cênica que extrapolam o âmbito do teatro e chegam à linguagem performática, concebida, sobretudo, como arte de fronteira. Nosso principal propósito é conjugar as análises da escrita kafkiana, por meio das narrativas selecionadas, às principais características da linguagem performática, visto que tanto a performance quanto a literatura de Franz Kafka se apresentam transgressoras e passíveis de serem analisadas sob novos ângulos. Além disso, a presente dissertação tem por objetivo ampliar os estudos de performance ao introduzir o conceito de acontecimento incorporal, o qual será desenvolvido durante as análises-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this paper is to bring different view points to the studies and practices related to performance art taking as a point of the departure the careful analysis of three short narratives from Franz Kafka - The Bridge (Die Brücke), A Fratricide (Ein Brudermord) and The Cares of a Family Man (Die Sorge des Hausvaters). Considering the fact that in the Kafkian literature there is an emphasis on the gestures of the characters and on the construction of the scene which goes beyond the acting context and attains the performative language conceived above all as a borderline art. Our main goal is to conjugate the analyses of Kafka’s writings by means of the listed narratives to the main characteristics of the performing narrative, considering that both Kafka’s performance and literature are transgressive and may be analysed from new angles. Furthermore, the present paper aims to broaden the performance studies by introducing the concept of incorporeal event which will be developed during the analyses-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectKafka-
Palavras-chave: dc.subjectPerformace-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita performática-
Palavras-chave: dc.subjectAcontecimento incorporal-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance (Arte)-
Palavras-chave: dc.subjectKafka, Franz, 1883-1924, crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance art-
Palavras-chave: dc.subjectPerformative writing-
Palavras-chave: dc.subjectIncorporeal event-
Título: dc.titleKafka, autor performático: análise de elementos da performance em três narrativas breves-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.