Luz, câmera e educação especial: práticas educativas em Cinema e Audiovisual na APAE - Niterói

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorFarias, Priscila Duarte dos Reis-
Autor(es): dc.contributorLeme, Erika Souza-
Autor(es): dc.creatorNetto, Gauthier Figueiredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30185-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755821-
Descrição: dc.descriptionA relação da sétima arte, cuidados e educação inclusiva nos espaços não formais de ensino e os processos pedagógicos com cinema para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla são os objetos centrais da presente pesquisa. A partir dos estudos de Ana Mae Barbosa, o trabalho tem como metodologia a pesquisa ação com análise qualitativa e apresenta os relatos de experiências de atividades com a sétima arte na Apae Niterói no período de maio a outubro de 2022. Além disso, conta o histórico destes atores sociais na sociedade enfatizando quatro períodos: de extermínio, segregação institucionalizada, integração e inclusão. Menciona, brevemente, os diversos tratados que culminaram no Estatuto da Pessoa com Deficiência. E ainda discute a relação do cinema com a imagem e com as demais artes e a sua importância na promoção biopsicossocial do usuário e debate o ensino de artes em cinema sob a ótica da abordagem triangular, materializada nas diferentes oficinas promovidas.-
Descrição: dc.descriptionThe relationship between the seventh art, care and inclusive education in non-formal teaching spaces and pedagogical processes with cinema for people with intellectual and multiple disabilities are the central objects of this research. Based on the studies of Ana Mae Barbosa, the work uses action research with qualitative analysis as a methodology and presents reports of experiences of activities with the seventh art at Apae Niterói from May to October 2022. In addition, it tells the history of these social actors in society emphasizing four periods: extermination, institutionalized segregation, integration and inclusion. It briefly mentions the various treaties that culminated in the Statute for Persons with Disabilities. It also discusses the relationship between cinema and the image and with the other arts and its importance in the biopsychosocial promotion of the user and debates the teaching of arts in cinema from the perspective of the triangular approach, materialized in the different workshops promoted.-
Descrição: dc.description54 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema e audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especial-
Palavras-chave: dc.subjectArte-Educação-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Niterói, RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectCinema and audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectImage-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial education-
Palavras-chave: dc.subjectArt-Education-
Palavras-chave: dc.subjectIntellectual Production-
Título: dc.titleLuz, câmera e educação especial: práticas educativas em Cinema e Audiovisual na APAE - Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.