Nascentes e córregos, possibilidades outras no ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSampaio, Shaula Maíra Vicentini de-
Autor(es): dc.creatorSá, Daniel Vargas de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29874-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755819-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa teve como objetivo relatar práticas pedagógicas realizadas na disciplina Instrumentação para Práticas de Ensino (IPE) durante as turmas de 2022.1 e 2022.2 a fim de divulgar o trabalho feito. A partir das atividades propostas pela disciplina foram criados materiais voltados para ensino de ciências e divulgação científica que chamamos (des)instrumentos pedagógicos. Tendo em vista como o conhecimento científico tem sido tratado como verdade a partir do processo que levou ao capitalismo, criando uma hierarquia entre os saberes, sofremos um afastamento do mundo humano com o mundo natureza. O ensino de ciências, consequentemente, acaba muitas vezes por reproduzir seus conteúdos como verdades únicas e absolutas, de forma a enxergar a natureza de modo utilitarista. Os trabalhos realizados durante a disciplina trazem uma proposta inventiva de educação em ciências a partir de investigações sobre rios, permitindo que outros saberes e áreas do conhecimento, para além do conhecimento científico, possam habitar a sala de aula. Essas investigações permitem também uma aproximação com os rios, esses seres mais que humanos que são entendidos como detentores de sabedorias ancestrais em diversas culturas, mas muitas vezes invisibilizados e reduzidos a canais e valões no ambiente urbano. Percebendo a potência dos (des)instrumentos pedagógicos criados atravessados por arte, afetos, histórias e memórias, surge o interesse em compilar o material e criar um e-book para divulgar as práticas e trabalhos resultantes para que possam servir de inspiração para outros professores.-
Descrição: dc.description60 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências, Educação ambiental, Divulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência, Educação ambiental, Divulgação científica, Narrativa-
Título: dc.titleNascentes e córregos, possibilidades outras no ensino de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.