O leitor de Cruz e Sousa: um estudo comparado das recepções críticas de sua obra

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVianna Neto, Arnaldo Rosa-
Autor(es): dc.contributorFonseca, José Luis Jobim de Salles-
Autor(es): dc.contributorLima, André Luiz Dias-
Autor(es): dc.contributorVillar, Marilia Santanna-
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Pedro Armando de Almeida-
Autor(es): dc.creatorCapobianco, Juan Marcello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3680-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755818-
Descrição: dc.descriptionPor meio desta Tese, nos propusemos a uma pesquisa mapeadora de todas as principais etapas históricas nas quais foi recepcionada a obra do poeta simbolista brasileiro João da Cruz e Sousa (1 861­1898), analisando e comparando os textos em que identificamos transformações paulatinas nas leituras críticas do poeta ao longo do tempo, desde 1893, quando suas produções marcam o advento do Simbolismo no país, até os nossos dias, situando o “crítico” como o “efetivo leitor”, sem olvidar os acadêmicos. O ineditismo da proposta consistiu na abordagem crítica que trouxe à baila numerosos textos e trabalhos, em uma revisão de praticamente “todas” as leituras (salvo algumas produções de menor relevo), e na utilização do arcabouço teóricometodológico da Estética da Recepção, não somente através de seus principais representantes, como Hans Robert Jauss, Wolfgang Iser e Hans Ulrich Gumbrecht, mas igualmente Luiz Costa Lima, Regina Zilberman, e nas teorias de Mikhail Bakhtin, Paul Zumthor, Roland Barthes, Hugo Friedrich, Umberto Eco, dentre os demais que apontamos na Introdução. Direcionando os estudos para a recepção crítica da obra, aprofundamos a pesquisa na análise comparada, buscando compreender a progressão histórica e sociocultural, que acompanhou a evolução receptiva de Cruz e Sousa, passando pelas questões etnorraciais, e verificamos de que forma se lê, contemporaneamente, a obra do poeta catarinense. Decorrente de todo nosso percurso, embasamos teoricamente uma possível interpretação prospectiva de sua obra e realizamos nossas próprias leituras, com o intuito de poder contribuir para a iluminação de novos caminhos e fazer a diferença na renovação da forma de se interpretar a obra de Cruz e Sousa-
Descrição: dc.descriptionThrough this thesis, we propose a mapping research of every main historical step which hosted the work of Brazilian symbolist poet João da Cruz e Sousa (1861 ­1898), by means of the analysis and comparison of the texts, in which it was identified a slow transformation in the critical readings of the poet through time, since 1893, when his work established the emergence of Symbolism in Brazil, up until today, positioning the “critic” as the “effective reader”, and including the academicists. The originality of the proposal consists of the critical approach that brought along several texts and essays, in which practically “all” readings were analyzed (except for a few smaller works), and that used the “Aesthethic of Reception” as a theoretical­method framework, not only through its main representatives, such as Hans Robert Jauss, Wolfgang Iser and Hans Ulrich Gumbrecht, but also Luiz Costa Lima, Regina Zilberman, and the theories of Mikhail Bakhtin, Paul Zumthor, Roland Barthes, Hugo Friedrich, Umberto Eco, among others pointed out in the Introduction. Directing the studies towards the critical reception of the work, the research was enriched by the compared analysis, in which we tried to understand the historical and sociocultural progression that followed the evolution of Cruz e Sousa’s reception, taking ethnic and racial matters into consideration, and we verified the ways in which the poet’s work is read contemporarily. As a result of our journey, we based his work theoretically upon a possible prospective interpretation in our own readings, for the purpose of contributing to give light to new paths and to make a difference in the renovation of the manner in which Cruz e Sousa’s work is interpretated-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCruz e Sousa-
Palavras-chave: dc.subjectEstética da recepção-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica-
Palavras-chave: dc.subjectSousa, João da Cruz e, 1861­1898; crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectEstética da recepção-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia-
Palavras-chave: dc.subjectSimbolismo (literatura)-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectReception theory-
Palavras-chave: dc.subjectPoetry-
Palavras-chave: dc.subjectCritic-
Título: dc.titleO leitor de Cruz e Sousa: um estudo comparado das recepções críticas de sua obra-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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