A importância das emoções na prática pedagógica: contribuições reichianas para a uma discussão teórica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPisetta, Maria Angélica Augusto de Mello-
Autor(es): dc.contributorEspinoza, Marina Pereira Vieira-
Autor(es): dc.contributorBáfica, Marcelo Coelho-
Autor(es): dc.creatorSantos, Amanda Ramos de Oliveira Coelho dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15549-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755817-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi aprofundar o conceito de emoção em Wilhelm Reich e trazer práticas possíveis de atuação na área educacional. A abordagem reichiana é ainda nova e pouco explorada nos trabalhos acadêmicos, porém vem numa crescente nos últimos vinte anos de produção. Reich buscou, através de seus trabalhos, juntar as teorias freudianas com seu conhecimento metodológico e prático na área da medicina, em que une o conceito de impulso, a expressão emocional que advém do mesmo e as mudanças corporais funcionais relacionadas. Em um segundo momento a pesquisa se propõe a explorar como ocorrem essas mudanças corporais no desenvolvimento humano. Para isso foram estudados autores, principalmente Lowen e Stolkiner, que buscaram desenvolver tais teorias reichianas. Eles procuraram desenvolver como ocorre corporal e psiquicamente a repressão das emoções, e logo a repressão pulsional, nas fases de desenvolvimento humano. Por fim, a pesquisa se lança à questão da flexibilização das estruturas criadas com a repressão das emoções, buscando práticas possíveis que possam ser exploradas no dia a dia da escola. Autoras como Bacri e Pagan reuniram em suas pesquisas de campo um material que fornece ferramentas aos educadores e facilitadores sobre como atuar no campo das emoções de forma mais acolhedora e amorosa, fornecendo subsídios de melhoria nas relações escolares-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work was to deepen the concept of emotion in Wilhelm Reich, to bring possible practices of acting in the educational area. The Reichian approach is still new and little explored in academic work, but it has been growing in the last twenty years of production. Reich sought through his works to combine Freudian theories with his methodological and practical knowledge in the field of medicine, where he unites the concept of impulse, the emotional expression that comes from the it and the related functional body changes. Secondly, the research proposes to explore the field of how these body changes occur in human development. For this purpose, authors were used, mainly Lowen and Stolkiner, who sought to develop such Reichian theories. The authors sought to develop how the repression of emotions, and hence the drive repression, in the stages of human development occur bodily and psychically. Finally, the research raises the question of the flexibility of the structures created with the repression of emotions, seeking possible practices that can be explored in the school routine. Authors such as Bacri and Pagan have gathered in their field research material that provides tools for educators and facilitators on how to act in the field of emotions in a more welcoming and loving way, providing support for improvement in school relationships-
Descrição: dc.description89 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectWilhelm Reich-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTerapia corporal-
Palavras-chave: dc.subjectEmoções-
Palavras-chave: dc.subjectPrevenção-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectReich, Wilhelm, 1897-1957-
Palavras-chave: dc.subjectEmoção em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectInfância; aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectWilhelm Reich-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectBody therapy-
Palavras-chave: dc.subjectEmotions-
Palavras-chave: dc.subjectPrevention-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood-
Título: dc.titleA importância das emoções na prática pedagógica: contribuições reichianas para a uma discussão teórica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.