Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de Física usando realidade virtual (RV)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luiz Pires-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lúcia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorPonciano, Beatriz Maria Boechat-
Autor(es): dc.creatorCosta, Rafael Coelho da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11155-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755801-
Descrição: dc.descriptionCelulares e notebooks se tornaram tão presentes nas vidas das pessoas que fica difícil pensar em uma sociedade na qual seus membros não estão conectados de alguma forma à internet. Pensando nisso, fica evidente a necessidade de trazer esses recursos para a educação e promover uma experiência de ensino/aprendizagem cada vez mais atual e de acordo com a cultura dos estudantes. Refletindo acerca das transformações da sociedade e da educação, este trabalho apresenta o Objeto de Aprendizagem, VR-Física, que utiliza para o seu desenvolvimento o framework A-frame na criação de conteúdos em Realidade Virtual (RV) voltados para o ensino de física. Com o objetivo de incentivar a criação de Objetos de Aprendizagem e de ensinar, com uma linguagem acessível e direta, professores e estudantes a desenvolverem ou atualizarem o VR-Física, este trabalho também apresentará a ferramenta A-frame.io e mostrará a metodologia utilizada para criar os conteúdos já existentes no VR-Física-
Descrição: dc.descriptionCell phones and notebooks have become so prevalent in people's lives that it's hard to think of a society where its members are not connected in some way to the internet. With this in mind, the need to bring these resources to education and to promote a teaching-learning experience that is increasingly current and in line with the students' culture is evident. Reflecting on the transformations of society and education, this work presents the Learning Object, VR-Física, which uses the A-frame framework for the creation of Virtual Reality (VR) content for the teaching of physics . In order to encourage the creation of Learning Objects and to teach, with an accessible and direct language, teachers and students to develop or update VR-Physics, this work will also present the tool A-frame.io and show the methodology used to create the contents already existing in the VR-Física-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectObjeto de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFramework-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade Virtual-
Palavras-chave: dc.subjectVR-Física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectObjeto de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade Virtual-
Palavras-chave: dc.subjectLearning object-
Palavras-chave: dc.subjectFramework-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual Reality-
Palavras-chave: dc.subjectVR-Física-
Título: dc.titleDesenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de Física usando realidade virtual (RV)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.