Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rubinsztajn, Igor Kippe | - |
Autor(es): dc.contributor | Monfardini, Rodrigo Delpupo | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Vanuza da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Lourenço, Gabriel Floriano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:42:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:42:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12678 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755800 | - |
Descrição: dc.description | Historicamente marginalizada, a população negra tem dificuldade para ascender socialmente e econômica no Brasil. O presente estudo pretende contribuir com o importante debate que discute a disparidade econômica e social entre a população negra e a população branca no Brasil. Com o objetivo de fazer uma análise nos períodos pré e pós política de cotas, buscar-se-á analisar as desigualdades existentes entre essas duas populações a partir do Princípio de Causação Circular Cumulativa proposta por Gunnar Myrdal (1957). Os dados do IPEA, IBGE/PNADe INEP serão utilizados nesta análise a fim de se testar a hipótese da existência de um ciclo vicioso de desigualdade que assola a população negra, bem como se um instrumento de política pública, como a política de cotas, consegue suavizar este ciclo. Os resultados encontrados salientam que de um fato existe um processo de ciclo vicioso durante o período analisado e que a população negra, a partir das políticas de cotas, conseguiu ter maior acesso ao ensino superior, e outros níveis educacionais também melhoraram com o passar dos anos. Contudo, ainda existe uma situação desfavorável à população negra comparativamente à população branca no tocante aos âmbitos social e econômico, no Brasil. Portanto, conclui-se que políticas públicas como as de cotas raciais auxiliam de fato na redução das desigualdades no Brasil. Todavia, a manutenção delas e a implementação de outras políticas de redução das discrepâncias sociais são importantes para a democratização não só do acesso ao ensino superior, mas da sociedade em geral | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Campos dos Goytacazes | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | População negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Princípio de Causação Circular Cumulativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política de cotas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de Ação Afirmativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Pública Federal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo econômico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Título: dc.title | Cotas raciais e seus efeitos sobre a população negra no Brasil entre 2004-2018: uma análise a partir do princípio de causação circular cumulativa de Gunnar Myrdal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: