O cotidiano escolar em cartas que se narram

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPérez, Carmen Lúcia Vidal-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Patrícia Oliveira de-
Autor(es): dc.contributorMello, Marisol Barenco de-
Autor(es): dc.contributorAlves, Luciana Pires-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8997578665336947-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0646181238100482-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0661505225339423-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5491565846910379-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1905146156271147-
Autor(es): dc.creatorSantos, Sueli de Paula Laranja dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15833-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755775-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação intitulada O Cotidiano Escolar em Cartas Que se Narram, está inscrita no Campo dos Estudos do Cotidiano da Educação Popular e tem como premissa refletir e discutir as infâncias e as crianças à partir das nossas experiências (das crianças e minhas), dentro e fora da escola pública. Para isso mergulho no cotidiano escolar. O estranhamento da enunciação de uma palavra em um texto científico serviu de dispositivo para o mergulho que transbordou na possibilidade de experimentação do pensamento. Essa é uma experiência que marca a minha história de professora e a experiência aqui é pensada na perspectiva foucaultiana, que de tudo o que nos acontece, somente aquilo que não nos permitir ser do mesmo modo que éramos pode ser chamado assim. O encontro com esse pensamento me permitiu dialogar com professores e professoras através de cartas. Elas permitem que o cotidiano se narre, tomando a complexidade como fio condutor. Situações da rotina diária como a leitura, a escrita, a metodologia fazem parte dos assuntos postos em diálogo. O erro, a vadiagem como metodologia, o amor, o aprendizado e a história individual criam a paisagem dessa tessitura. Há na encarnação de cada palavra diálogos com músicos, poetas, dançarinos, e autores como Paulo Freire, Regina Garcia, Denise Tardan, Walter Kohan, Rubem Alves, Machado de Assis, Renato Russo-
Descrição: dc.descriptionThe present dissertation entitled The Scholar Daily Life in Letters That Narrates Themselves is inscribed in the Field of Studies of the Daily Life of Popular Education and its premise is to reflect and discuss the childhoods and the children from our experiences (of the children and mine), inside and out of public school. For that, it was necessary to dive into the school everyday. The strangeness of a word pronunciation in a scientific text served as a starter that guided to diving that overflowed in the possibility of experimentation of thoughts. This is an experience that marks my history as a teacher and the experience here is thought of in the foucaultian perspective, that everything that happens to us, only that which does not allow us to be the same we were in the past can be called that way. The encounter with this thought allowed me to dialogue with teachers through letters. They allow everyday life to be told, taking complexity as the guiding thread. Situations of daily routine such as reading, writing, and methodology are part of the dialogue. Error, vagrancy as methodology, love, learning and individual history create the landscape of this fabric. There are in the incarnation of each word dialogues with musicians, poets, dancers, and authors as with Paulo Freire, Regina Garcia, Denise Tardan, Walter Kohan, Rubem Alves, Machado de Assis, Renato Russo-
Descrição: dc.description127 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInfâncias-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectExperiências-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood-
Palavras-chave: dc.subjectChildren-
Palavras-chave: dc.subjectExperiences-
Título: dc.titleO cotidiano escolar em cartas que se narram-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.