A aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Thiago Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorDechoum, Kaled-
Autor(es): dc.contributorJonathan, Daniel-
Autor(es): dc.creatorPereira, Fabio da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4906-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755760-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é fazer um estudo sobre o uso do método interativo Peer Instruction (Instrução pelos Colegas ou IpC) originalmente desenvolvidos para o ensino superior no ensino médio. Tal método tem sido aplicado em diversas universidades pelo mundo aumentando não só o rendimento como também a motivação dos estudantes. Já existem algumas tentativas de aplicá-lo no ensino médio e nosso objetivo é testar o método em turmas de um colégio da região metropolitana do Rio de Janeiro. Com o intuito de medir a receptividade dos alunos ao método, aplicou-se um teste de percepção sobre as aulas de física no início das primeiras aulas e um questionário de receptividade no fim da última aula-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this work is to make a study on the use of interactive method Peer Instruction originally developed for higher education in high school. This method has been applied in several universities around the world increasing not only the yield but also the motivation of students. There are some attempts to apply it in high school and our goal is to test the method in classes of a high school institution in the metropolitan area of Rio de Janeiro. In order to measure the responsiveness of the students the method was applied to a perception test on physics classes at the beginning of the first classes and a receptivity questionnaire at the end of the last class-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos interativos-
Palavras-chave: dc.subjectInstrução pelos Colegas (IPC)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo interativo-
Palavras-chave: dc.subjectInstrução pelos colegas (IPC)-
Palavras-chave: dc.subjectInteractive methods-
Palavras-chave: dc.subjectPeer instruction-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Título: dc.titleA aplicação de métodos interativos na disciplina de física no ensino médio: estudo de caso com o peer instruction-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.