Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nobre, Domingos Barros | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Augusto César Gonçalves e | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Maria Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Cássia dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:42:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:42:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1499 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755728 | - |
Descrição: dc.description | O presente texto discute sobre a necessária formação que o professor não indígena deveria ter para atuar na educação escolar indígena, levando em consideração que a temática indígena tem como um dos conceitos básicos a interculturalidade. Assim na busca de compreender melhor como se vem dando o processo de formação de professores não índios, busquei por leituras que expressem diferentes visões a respeito da educação escolar indígena e o desafio de formar professores não índios para atuarem com esta educação específica. A proposta da escola indígena diferenciada representa, sem dúvida alguma, uma grande novidade no sistema educacional do país, exigindo das instituições e dos órgãos responsáveis a definição de novas dinâmicas, concepções e mecanismos, tanto para que essas escolas sejam de fato incorporadas e beneficiadas por sua inclusão no sistema, quanto respeitadas por suas particularidades | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação escolar Indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional e cultura técnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino individualizado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Índio | - |
Título: dc.title | A formação do professor não índio para atuar na educação escolar indígena | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: