Universidade e formação continuada de professores : entre as possibiliaddes e as ações propositivas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaula, Maria de Fátima Costa de-
Autor(es): dc.contributorCPF:64118096749-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795700A2-
Autor(es): dc.contributorSilva, Waldeck Carneiro da-
Autor(es): dc.contributorCPF:82023018749-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784115E9-
Autor(es): dc.contributorSantos, Sonia Regina Mendes dos-
Autor(es): dc.contributorCPF:19907667522-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6858518428711558-
Autor(es): dc.contributorDavies, Nicholas-
Autor(es): dc.contributorCPF:00977655422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785125E6-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Diego Jorge-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-07-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18212-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755718-
Descrição: dc.descriptionThis study discusses the dynamics of continuous formation of teachers in its relation with the university, from three points: the accords and the institutionalisation of the formation projects; the programs of formation as way to the affirmation and solidification of the characteristics of the teaching profissionality and the construction of its autonomy; the possible alternatives to the universities, in the development of social dialogue for the diffusion of societies formed for the permanent learning. The universities congregate, supposedly , a wide experience in projects of happened continuous formation of the joint enter education, research and extension. According to some researchers, cited in this study, the University for producing and divulging knowledge through the research, consists as locus privileged for the continuous formation of teachers. It must be standed out; however, the movement of this, in the Brazilian reality, developed through courses and sporadically and lightened projects. The field formation in service is impregnated by the mentality of the rationality technique, in the measure where the taught content says respect to a set of rules and abilities that must be followed. The experiences were analysed, through the bibliographical revision, documentary analysis and interviews with coordinators, administrative and creating of three programs of formation, that involved: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Ministério da Educação, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação de Niterói and Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí. These actions were carried out through partnership between universities and public organs (offices of the secretary of education). We ve verified the great potential of the universities as locus formation, however, we ve established the necessity of a posture more active and propositive of the same in the scope of the continuous formation of teachers. We understand that should have a conjugation of efforts between the universities, the public organs and the teachers for the debate, conception, execution, support and evaluation of such undertakings.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEste estudo discute a dinâmica da formação continuada dos professores em sua relação com a universidade, a partir de três eixos: os convênios e a institucionalização dos projetos de formação, os programas de formação como caminho à afirmação e solidificação das características da profissionalidade docente e a construção de sua autonomia e as alternativas possíveis às universidades, no desenvolvimento de um diálogo social para a difusão de sociedades formadas para a aprendizagem permanente. As universidades reúnem, supostamente , uma larga experiência em projetos de formação continuada advinda da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Segundo alguns pesquisadores, citados neste estudo, a universidade por produzir e divulgar conhecimento através da pesquisa, constitui-se como lócus privilegiado para a formação continuada de professores. Deve-se ressaltar, entretanto, o movimento desta na realidade brasileira, desenvolvida através de cursos e projetos esporádicos e aligeirados. O campo da chamada formação em serviço está impregnado pela mentalidade da racionalidade técnica, na medida em que o conteúdo ensinado diz respeito a um conjunto de regras e habilidades que devem ser seguidas. As experiências foram analisadas, através da revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas com coordenadores, gestores e formadores de três programas de formação, que envolveram, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Federal Fluminense, o Ministério da Educação, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Educação de Niterói e, finalmente, a Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí. As ações, foram realizadas através de parceria entre universidades e órgãos públicos (secretarias de educação). Verificamos o grande potencial das universidades como lócus de formação, todavia, constatamos a necessidade de uma postura mais ativa e propositiva das mesmas no âmbito da formação continuada de professores. Entendemos que deve haver uma conjugação de esforços entre as universidades, os órgãos públicos e os professores para o debate, concepção, execução, suporte e avaliação de tais empreendimentos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos instituintes-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de formação do professor universitário-
Palavras-chave: dc.subjectAperfeiçoamento de docente-
Palavras-chave: dc.subjectProfissionalidade docente-
Palavras-chave: dc.subjectMagistério-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectEducatin-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomy-
Palavras-chave: dc.subjectContinuous formation of teachers-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching profissionality-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleUniversidade e formação continuada de professores : entre as possibiliaddes e as ações propositivas-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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