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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Tavares, Julio Cesar de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Fagundes, Luciana Pessanha | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Edilson Márcio Almeida da | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, João Inácio Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:42:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:42:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6833 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755662 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho procura apreender, a partir da relação hegeliana do Senhor e do Escravo, como o Movimento Tropicalista em sua dinâmica antropofágica rompeu com uma mentalidade paternalista mantida pelos integrantes do Centro Popular de Cultura (CPC) atrelado a UNE (União Nacional dos Estudantes) que, a partir da formulação de uma “Arte Popular Revolucionária”, buscavam concentrar a luta pela tomada do poder do Estado, acabando por centralizar a Identidade Nacional Brasileira em um indivíduo euro-centrado. A contradição desta arte revolucionaria brasileira construída nos espaços acadêmicos calcados em doutrinas internacionais, imbricadas a este paternalismo, estabelece uma identidade formada pelo inverso ao estrangeiro, ao Estado instituído, as “minorias” sociais. Estes fatores acabam por levar estes intelectuais a suprimir expressões emanadas de outras civilizações, afrodiaspóricas e ameríndias, também instituidoras desta Identidade Nacional | - |
Descrição: dc.description | Esta investigación busca aprehender, desde la relación hegeliana del Señor y del Esclavo, como el Movimiento Tropicalista, en su dinámica antropofágica, rompió con una mentalidad paternalista, mantenida por los integrantes del Centro Popular de Cultura (CPC), enganchado a la Unión Nacional de los Estudiantes (UNE). A partir de la formulación del "Arte Popular Revolucionaria", el CPC buscó concentrar la lucha por la toma del poder del Estado, a partir de la formulación del "Arte Popular Revolucionaria", acabando por centrar la Identidad Nacional Brasileña en un individuo euro- centrado. La contradicción de este arte revolucionario brasileña, construida en los espacios académicos calcados en doctrinas internacionales, interconectadas a este paternalismo, estableció una identidad formada por lo inverso al estranjero, al Estado instituido y las minorías sociales. Factores que terminaran por conducir estos intelectuales a suprimir expresiones emanadas de otras civilizaciones, como las afrodias y amerindias, igualmente influyentes y participantes de la Identidad Nacional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música popular brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colonialidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hegemonia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tropicalismo (Movimento cultural) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música popular brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musica Popular Brasileña | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidad | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colonialidad | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industria Cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hegemonía | - |
Título: dc.title | Identidade nacional, música e hegemonia: o movimento tropicalista e a descentralização da identidade na modernidade tardia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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