Identidade nacional, música e hegemonia: o movimento tropicalista e a descentralização da identidade na modernidade tardia

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Autor(es): dc.contributorTavares, Julio Cesar de Souza-
Autor(es): dc.contributorFagundes, Luciana Pessanha-
Autor(es): dc.contributorSilva, Edilson Márcio Almeida da-
Autor(es): dc.creatorRocha, João Inácio Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:42:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:42:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6833-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755662-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho procura apreender, a partir da relação hegeliana do Senhor e do Escravo, como o Movimento Tropicalista em sua dinâmica antropofágica rompeu com uma mentalidade paternalista mantida pelos integrantes do Centro Popular de Cultura (CPC) atrelado a UNE (União Nacional dos Estudantes) que, a partir da formulação de uma “Arte Popular Revolucionária”, buscavam concentrar a luta pela tomada do poder do Estado, acabando por centralizar a Identidade Nacional Brasileira em um indivíduo euro-centrado. A contradição desta arte revolucionaria brasileira construída nos espaços acadêmicos calcados em doutrinas internacionais, imbricadas a este paternalismo, estabelece uma identidade formada pelo inverso ao estrangeiro, ao Estado instituído, as “minorias” sociais. Estes fatores acabam por levar estes intelectuais a suprimir expressões emanadas de outras civilizações, afrodiaspóricas e ameríndias, também instituidoras desta Identidade Nacional-
Descrição: dc.descriptionEsta investigación busca aprehender, desde la relación hegeliana del Señor y del Esclavo, como el Movimiento Tropicalista, en su dinámica antropofágica, rompió con una mentalidad paternalista, mantenida por los integrantes del Centro Popular de Cultura (CPC), enganchado a la Unión Nacional de los Estudiantes (UNE). A partir de la formulación del "Arte Popular Revolucionaria", el CPC buscó concentrar la lucha por la toma del poder del Estado, a partir de la formulación del "Arte Popular Revolucionaria", acabando por centrar la Identidad Nacional Brasileña en un individuo euro- centrado. La contradicción de este arte revolucionario brasileña, construida en los espacios académicos calcados en doctrinas internacionales, interconectadas a este paternalismo, estableció una identidad formada por lo inverso al estranjero, al Estado instituido y las minorías sociales. Factores que terminaran por conducir estos intelectuales a suprimir expresiones emanadas de otras civilizaciones, como las afrodias y amerindias, igualmente influyentes y participantes de la Identidad Nacional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectColonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cultural-
Palavras-chave: dc.subjectHegemonia-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade nacional-
Palavras-chave: dc.subjectTropicalismo (Movimento cultural)-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectMusica Popular Brasileña-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidad-
Palavras-chave: dc.subjectColonialidad-
Palavras-chave: dc.subjectIndustria Cultural-
Palavras-chave: dc.subjectHegemonía-
Título: dc.titleIdentidade nacional, música e hegemonia: o movimento tropicalista e a descentralização da identidade na modernidade tardia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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