Estudantes negros e práticas escolares de matriz africana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Iolanda de-
Autor(es): dc.contributorCPF:00877866622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790146Y5-
Autor(es): dc.contributorVillela, Heloisa de Oliveira Santos-
Autor(es): dc.contributorCPF:90897975322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767767D1-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maria Elena Viana-
Autor(es): dc.contributorCPF:34009080422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3120276225736381-
Autor(es): dc.contributorGasparello, Arlete Medeiros-
Autor(es): dc.contributorCPF:79123456322-
Autor(es): dc.creatorJesus, Marcelo Siqueira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-07-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17270-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755655-
Descrição: dc.descriptionThe present study has as a main theme the analysis of the life history of six young black students from the same public night high school taking part of this research and that live at Baixada Fluminense in Belford Roxo city. Through oral interview we may interpret their life history data so as to understand the students opinion about afro-brazilian cultural performances such as: capoeira, maculelê, jongo, samba, pagode, funk, hip hop, candomblé e umbanda. What do they think about the afro-brazilian cultural performances? What are the peculiarities born by each student´s testimony to the racial relationship in their familial, school and social environment? To do so, we made use of the focused interview methodology and two conceptions: the dialectical theory about the racialism history and phenomenology aspects that study the racism consequences for black people. Resulting in the following categories: racialism, racism, eurocentrism, white ideal Ego, black myth, race and pan-africanism ( negritude ). We have used in this paper the category race through cultural value because we believe that at social science the biological aspect does not present a meaningful correct representation of the analysis. The major relevance to this study means the need to debate about the racial questions in education and in the brazilian society. The writers we reported to belong to the fields of education, anthropology, sociology, psychology and psychiatry.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como principal temática a análise da história de vida de seis jovens negros, estudantes do ensino médio noturno, sujeitos participantes desta pesquisa, residentes na região da baixada fluminense, em particular na cidade de Belford Roxo-RJ. Através da oralidade prestada por eles em entrevista, interpretamos dados da trajetória de vida de cada jovem e demos principal foco à compreensão da sua opinião sobre as representações da cultura brasileira de matriz africana: capoeira, maculelê, jongo, samba, pagode, funk, hip hop, candomblé e umbanda. Qual o significado dessas representações culturais para cada jovem entrevistado? Quais são as particularidades que os sujeitos apresentaram nos depoimentos sobre a relação racial em ambientes escolar, familiar e social? Para isso, fizemos a utilização metodológica das entrevistas focalizadas e duas concepções: a dialética pela história das teorias racialistas e, as consequências do racismo para o sujeito negro foram abordadas pelos aspectos fenomenológicos. Resultaram no uso das seguintes categorias: racialismo, racismo, eurocentrismo, Ideal do Ego branco, Mito negro, raça e negritude. Adotamos a categoria raça no viés cultural por entender que, em Ciências Sociais, o seu aspecto biológico não apresenta uma representação significativa de análise. A relevância deste tema se dá pela necessidade de debate sobre questões raciais na educação e na sociedade brasileira. Os autores a quem recorremos são de áreas da educação, da sociologia, da antropologia, da história, da psicologia e da psiquiatria.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdades sociais-
Palavras-chave: dc.subjectJovens negros-
Palavras-chave: dc.subjectRaça-
Palavras-chave: dc.subjectRelações raciais-
Palavras-chave: dc.subjectBlack young people-
Palavras-chave: dc.subjectRace-
Palavras-chave: dc.subjectRacial relationship-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleEstudantes negros e práticas escolares de matriz africana-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.