Caminhos do design urbano para cidades sustentáveis: o caso dos cruzamentos nas infraestruturas cicláveis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVale, David Sousa-
Autor(es): dc.contributorMachado, Paulo Ignácio Noriega Pinto-
Autor(es): dc.contributorNetto, Vinicius de Moraes-
Autor(es): dc.contributorSantos, João Rafael Marques-
Autor(es): dc.contributorPortugal, Licínio da Silva-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Eloisa Carvalho de-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Anabela Salgueiro Narciso-
Autor(es): dc.contributorProença, Sérgio dos Santos Barreiros-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Marina Vasconcellos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/32961-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755640-
Descrição: dc.descriptionAs questões relativas à mobilidade urbana e a acessibilidade da bicicleta como modo de transporte são temas do desenvolvimento sustentável das cidades que traz novas demandas urbanísticas para este terceiro milênio. O design da infraestrutura da rede ciclável urbana se desenvolve em rotas para ciclistas que incluem ciclovias, faixas cicláveis ou ciclofaixas, e ruas de tráfego compartilhado nos ambientes de mobilidade para compor uma infraestrutura única de transporte para o futuro da cidade. O objetivo do urbanismo contemporâneo deve combinar mobilidade e acessibilidade de bicicletas na rede viária para uma cidade mais habitável e, desta forma, contribuir para diminuir as viagens motorizadas como uma prioridade para se alcançar uma forma urbana sustentável. Através do olhar investigativo sobre a mobilidade na cidade contemporânea, investigamos o entendimento da bicicleta como meio de transporte na percepção humana da segurança no tráfego. Nos tipos mais comuns de infraestrutura ciclável, buscamos determinar o papel do design como agente de segurança e conforto para atrair novos ciclistas, formado por um grupo de residentes urbanos interessados no ciclismo, mas preocupados com a segurança no tráfego para o uso da bicicleta em vias urbanas. Assim, elencamos o design como elemento urbano de comunicação visual do espaço público e como um fator primordial de aumento da segurança e conforto dos potenciais ciclistas, e assim, alterar a paisagem urbana. Investigamos os tipos de instalações na via urbana que contemplam o maior impacto neste público, principalmente em cidades de baixos índices de ciclismo urbano. Este estudo contribui com o planejamento do transporte sustentável na medida em que o design visual é comprovadamente um fator de segurança para ciclistas e atua como um facilitador para a adesão de novos ciclistas na forma de orientação cicloviária. A mistura de signos e cores em informações de segurança urbana incorporadas à paisagem favorece a transição para uma cidade ciclável promovendo uma melhor qualidade da vida urbana-
Descrição: dc.descriptionThe issues related to urban mobility and bicycle accessibility as a mode of transport are topics of sustainable development in cities that bring new urban demands for this third millennium. Urban cycling network infrastructure design develops on cyclist routes that include bike lanes, cyclable lanes or bike lanes, and shared traffic streets in mobility environments to compose a single transport infrastructure for the city's future. The purpose of contemporary urbanism should combine mobility and accessibility of bicycles in the road network for a more habitable city and thus contribute to reducing motorized travel as a priority to achieve a sustainable urban form. Through the investigative look at mobility in the contemporary city, we investigate the understanding of the bicycle as a means of transportation in the human perception of safety in traffic. In the most common types of cyclable infrastructure, we seek to determine the role of design as a safety and comfort agent for cyclists to attract new bicycle users and change the urban transport infrastructure landscape. Thus, we list the design as an urban element of visual communication of public space and as a prime factor in increasing the safety and comfort of potential cyclists. We relate the types of installations on the urban road that include the highest impact on this audience, especially in cities with low urban cycling rates. This study contributes to sustainable transportation planning as visual design is a safety factor for cyclists and facilitates the adhesion of new cyclists in the form of cycle guidance. The mixture of signs and colors in urban safety information incorporated into the landscape favors the transition to a cycling city promoting a better quality of urban life-
Descrição: dc.description208 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectInfraestrutura ciclável-
Palavras-chave: dc.subjectDesign e percepção ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança cicloviária-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectBicicleta-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectSustainable mobility-
Palavras-chave: dc.subjectCycling infrastructure-
Palavras-chave: dc.subjectDesign and environmental perception-
Palavras-chave: dc.subjectCycling safety-
Título: dc.titleCaminhos do design urbano para cidades sustentáveis: o caso dos cruzamentos nas infraestruturas cicláveis-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.