O consumismo nas redes: uma análise a partir de Thoreau

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCafezeiro, Isabel-
Autor(es): dc.contributorViterbo Filho, José-
Autor(es): dc.contributorSalgado, Luciana Cardoso de Castro-
Autor(es): dc.creatorPassos, Suelen Xavier dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25576-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755637-
Descrição: dc.descriptionOs dados tornaram-se o artigo mais valioso do mundo, mais valorizado do que o próprio petróleo. Porém, diferente deste, os dados não são um artigo escasso e seu uso dispõe de infinitas possibilidades. Por conta disso, estamos vendo surgir uma nova economia cuja dinâmica reside na coleta e comercialização desses dados. Essa nova conjuntura nos afeta como indivíduos e enquanto sociedade impondo novas formas de comportamento. Tomando como ponto de partida a filosofia de Thoreau, e alistando conceitos formulados recentemente (como Economia de Atenção e Capitalismo de Vigilância) este texto apresenta uma análise dessa essa nova configuração com o objetivo de ressignificar o uso das tecnologias e permitir uma atuação crítica do usuário nesse novo cenário.-
Descrição: dc.descriptionData is currently worth more than oil. However, unlike oil, data is not scarce, and its use has infinite possibilities. Thus, we see the emergence of a new economy whose dynamics lie in the collection and commercialization of this data. This new situation affects us as individuals and as a society, imposing new forms of behavior. Taking Thoreau's philosophy as a starting point and listing newly formulated concepts (such as the Attention economy, Surveillance Capitalism), this text presents an analysis of this new configuration to reframe the use of technologies and allow a critical role for the user in this new scenario.-
Descrição: dc.description31 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConsumismo-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectManipulação-
Palavras-chave: dc.subjectExtração de dados-
Palavras-chave: dc.subjectRede social on-line-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectManipulação-
Palavras-chave: dc.subjectConsumerism-
Palavras-chave: dc.subjectSocial networks-
Palavras-chave: dc.subjectData extraction-
Palavras-chave: dc.subjectManipulation-
Título: dc.titleO consumismo nas redes: uma análise a partir de Thoreau-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.