Novo Ensino Médio: uma análise crítica sobre a reforma do ensino médio no Brasil e seus impactos no ensino de Física

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Pablo Silva Machado Bispo dos-
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Vitor Acioly-
Autor(es): dc.contributorLima, Cecília Neves-
Autor(es): dc.creatorDias, Marx Loureiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27823-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755632-
Descrição: dc.descriptionA reputação do ensino brasileiro nunca foi das melhores. Os alunos sentem que o ensino é ruim, os profissionais de educação se sentem desvalorizados e sem condições dignas de trabalho, o que acaba gerando frustração em todas as partes que compõem a educação. Entretanto, recentemente o Ensino Médio brasileiro mudou, porém por trás dessa mudança existe toda uma história de reformas e leis que mostram o percurso que a educação brasileira teve durante os últimos 90 anos de nossa história, período a que este trabalho se dedica a fazer uma breve consideração. E é neste caminho que o trabalho busca trazer uma análise documental e bibliográfica sobre as principais Leis que regulamentaram a educação brasileira. O objetivo da pesquisa é questionar as recentes transformações por que passou o Ensino Médio e as consequentes repercussões no Ensino de Física. Para isso, iremos analisar os principais documentos que promoveram a mudança, conforme consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996: Base Nacional Comum Curricular - Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM): as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCN); Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Levamos em conta também a importância que os Exames Nacionais e Internacionais de avaliação deram para esta brusca mudança no Ensino Médio brasileiro. Em particular, finalizamos constatando como a Reforma do Ensino Médio, ou seja, o Novo Ensino Médio repercute no Ensino de Física. Concluímos que há mais problemas do que soluções a partir das implementações já feitas em alguns estados do país.-
Descrição: dc.descriptionThe reputation of Brazilian education has never been the best. Students feel that teaching is bad, education professionals feel undervalued and without decent working conditions, which ends up generating frustration in all parts that make up education. However, recently the Brazilian High School has changed, but behind this change there is a whole history of reforms and laws that show the path that Brazilian education has taken during the last 90 years of our history, a period that this work is dedicated to making an brief consideration. And it is in this way that the work seeks to bring a documentary and bibliographical analysis on the main laws that regulated Brazilian education. The objective of the research is to question the recent transformations that high school has gone through and the consequent repercussions on Physics teaching. For this, we will analyze the main documents that promoted the change, as contained in the 1996 National Education Guidelines and Bases Law (LDB): National Common Curricular Base - Secondary Education Stage (BNCC-EM): the National Curricular Guidelines for Secondary Education (DCN); National Textbook Program (PNLD). We also take into account the importance that the National and International Assessment Exams gave to this sudden change in Brazilian High School. In particular, we conclude by noting how the Secondary Education Reform, that is, the New Secondary Education, has an impact on the teaching of Physics. We conclude that there are more problems than solutions from the implementations already made in some states of the country.-
Descrição: dc.description48 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC e Novo Ensino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectItinerários Formativos-
Palavras-chave: dc.subjectPNLD-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências e Habilidades-
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências e Habilidades-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC and New High School-
Palavras-chave: dc.subjectTraining Itineraries-
Palavras-chave: dc.subjectPNLD-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectCompetences and Skills-
Título: dc.titleNovo Ensino Médio: uma análise crítica sobre a reforma do ensino médio no Brasil e seus impactos no ensino de Física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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