O encontro do software livre com a educação: de grafos à Teoria Dialógica Freiriana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCafezeiro, Isabel Leite-
Autor(es): dc.contributorSeichas, Fávio luiz-
Autor(es): dc.contributorFornazin, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Karina Mochetti de-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Thiago Ururay Fragoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22545-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755616-
Descrição: dc.descriptionSoftware Livre é um termo que indica o software que respeita a liberdade do usuário de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Mais do que um movimento técnico, o Software Livre é um movimento filosófico de grande impacto social na era da informação. Das comunidades de Software Livre mais ativas, o KDE atua internacionalmente desenvolvendo aplicações para as mais variadas finalidades, dentre elas podemos destacar o projeto KDE-Edu que desenvolve softwares livres para educação. Este trabalho realiza uma implementação para o entendimento do algoritmo Floyd-Warshall para caminhos mínimos no Rocs, uma IDE para ensino de grafos do projeto KDE-Edu. A partir da experiência de implementação dessa extensão, o texto pretende apresentar uma discussão sobre a consequência positiva que os softwares livres podem ter para a educação, tentando reverter o fato de que estes são ainda pouco utilizados uma vez que a educação ainda está baseada e orientada por suas raízes tradicionais-
Descrição: dc.descriptionFree Software is a term that indicates software that respects the user’s freedom to execute, copy, distribute, study, change and improve the software. More than a technical movement, Free Software is a philosophical movement of great social impact in the information age. KDE as one of the most active Free Software communities acts internationally developing applications for the most varied purposes, among which we can highlight the KDE-Edu project that develops free software for education. This work performs an implementation to understand the Floyd-Warshall algorithm for shortest paths in Rocs, an IDE for teaching graphs of the KDE-Edu project. From the experience of implementing this extension, the text intends to present a discussion about the positive consequence that free software can have on education, trying to reverse the fact that these are still not much used, since our education is still based and oriented for its traditional roots-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware Livre-
Palavras-chave: dc.subjectKDE-
Palavras-chave: dc.subjectKDE-Edu-
Palavras-chave: dc.subjectArtífice-
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freire-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da Computação-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware livre-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino gerenciado por computador-
Título: dc.titleO encontro do software livre com a educação: de grafos à Teoria Dialógica Freiriana-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.