Estudo comparativo acerca dos modelos de publicação científica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCampos, Linair Maria-
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.contributorVogel, Michely Jabala Mamede-
Autor(es): dc.creatorCosta, Lucas Seabra Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31851-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755589-
Descrição: dc.descriptionEstudo comparativo sobre os três modelos de publicação científica: modelo tradicional ou convencional, Acesso Aberto e modelo híbrido. Discorre sobre os aspectos fundamentais destes três modelos a partir de suas características, apontando suas vantagens e desvantagens, para que se tenha parâmetros e que se possa optar por um modelo de uma maneira mais esclarecida. A metodologia aplicada caracteriza-se como pesquisa exploratória, sendo esta bibliográfica conforme os procedimentos utilizados para se atender aos objetivos propostos. Os resultados revelam que o Acesso Aberto é o modelo com menos desvantagens se comparado aos outros dois, sendo o modelo tradicional ou convencional o que possui o maior número de desvantagens, sendo o modelo híbrido o meio termo entre os dois neste contexto. A facilidade do acesso, flexibilidade das licenças, a questão ética e de direitos autorais são as grandes virtudes do Acesso Aberto e as grandes fraquezas do modelo tradicional. Conclui-se que é possível considerar o Acesso Aberto como um meio muito importante para a comunicação científica e, por sua vez, a democratização da informação ao disponibilizar literaturas científicas gratuitamente para os leitores, fomentando e divulgando o conhecimento científico de uma forma livre para o público em geral.-
Descrição: dc.descriptionComparative study on the three models of scientific publication: traditional or conventional model, Open Access and hybrid model. It discusses the fundamental aspects of these three models based on their characteristics, pointing out their advantages and disadvantages, so that you have parameters and that you can choose a model in a more enlightened way. The applied methodology is characterized as exploratory research, which is bibliographic according to the procedures used to meet the proposed objectives. The results reveal that Open Access is the model with the least disadvantages compared to the other two, the traditional or conventional model is the one with the greatest number of disadvantages, and the hybrid model is the middle ground between the two in this context. The ease of access, flexibility of licenses, the ethical and copyright issues are important points to consider Open Access as a freer means for the democratization of information. It is concluded that it is possible to consider Open Access as a very important means for scientific communication and democratization of information by making scientific literature available free of charge to readers, meanwhile, fostering and disseminating scientific knowledge in a free way to the general public.-
Descrição: dc.description45 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPublicação científica-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso aberto-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação científica-
Palavras-chave: dc.subjectPeriódico científico-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação científica-
Palavras-chave: dc.subjectPublicação científica-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPeriódico científico-
Palavras-chave: dc.subjectScientific publication-
Palavras-chave: dc.subjectOpen Access-
Palavras-chave: dc.subjectScientific communication-
Palavras-chave: dc.subjectScientific journal-
Título: dc.titleEstudo comparativo acerca dos modelos de publicação científica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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