Educação contemporânea brasileira e políticas públicas educacionais de acesso ao ensino superior: um estudo do panorama dos governos Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbegão, Luís Henrique-
Autor(es): dc.contributorKraemer, Carlos Frederico Bom-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Júlio Cesar Andrade de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lucimara Alexandre da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6951-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755583-
Descrição: dc.descriptionO conteúdo apresentado neste trabalho analisa o desenrolar dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011) e Dilma Roussef (2011) no que se refere à área da educação, bem como às políticas públicas educacionais de maior vulto desenvolvidas nesses períodos e direcionadas a facilitar o acesso ao ensino superior. Como objeto de estudo, no que se refere às políticas públicas voltadas para a educação superior, foram selecionados: Ensino a Distância (EaD); Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); Cotas; Programa de Universidade para Todos (Reuni) e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni). Após buscar na bibliografia o conceito de políticas públicas educacionais e as medidas tomadas por cada um dos presidentes e respectivos ministros na gestão do ministério da Educação (MEC), falou-se sobre o desenrolar histórico das principais medidas adotadas, tendo em mente o entendimento das ações que regem o cotidiano da educação brasileira.-
Descrição: dc.descriptionThe contents presented in this paper is to explain the conduct of governments of Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), Luiz Inacio Lula da Silva (2003-2011) and Dilma Roussef (2011) with regard to the area of education, as well as policies educational largest public figure developed during these periods and targeted to higher education. As subject matter, with regard to public policies for higher education, were selected: Distance Learning (EaD); National Secondary Education Examination (Enem); Financial Aid Fund (Fies); Quotas; University for All (Prouni) and Support Program for the Restructuring and Expansion of Federal Universities (Reuni)). After searching the literature the concept of educational policies and measures taken by each of the presidents and their ministers in the management of the Ministry of Education (MEC), there was talk about the historical conduct of the main measures adopted, bearing in mind the understanding of actions governing the daily life of Brazilian education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectCardoso, Fernando Henrique-
Palavras-chave: dc.subjectSilva, Luíz Inácio Lula da-
Palavras-chave: dc.subjectRousseff, Dilma-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian education-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectPublic educational policies-
Título: dc.titleEducação contemporânea brasileira e políticas públicas educacionais de acesso ao ensino superior: um estudo do panorama dos governos Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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