Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Marcelo Nocelle de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9926701743816225-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Fernando de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4982119146423529-
Autor(es): dc.contributorCunha, Antônio Eugênio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5992909428127962-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1343695953742412-
Autor(es): dc.creatorPereira, Juliana Barbosa de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27586-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755582-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções sobre educação ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em Ciências Naturais. O ensino médio analisado foi um colégio da rede pública estadual do Rio de Janeiro localizado no município de Miracema – mesorregião noroeste fluminense, e o curso superior é oferecido pelo Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior – INFES, da Universidade Federal Fluminense UFF. Buscou-se compreender, a partir de uma perspectiva crítica, como a temática da Educação Ambiental tem sido desenvolvida nesses dois modus de formação. As metodologias utilizadas na pesquisa foram rodas de conversa e questionários com perguntas semiestruturadas. A análise dos obtidos seguiu uma abordagem qualitativa, com destaque dos aspectos mais relevantes.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to analyze the perceptions about environmental education by students of two teacher training courses: regular righ school /training for the exercise of teaching in the normal modality and higher education / degree in Natural Sciences.The analyzed high school was a public school in the state of Rio de Janeiro located in the municipality of Miracema northwestern region of Rio de Janeiro, and the higher education course is offered by the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES, from Universidade Federal Fluminense - UFF. We sought to understand, from a critical perspective, how the theme of Environmental Education has been developed in these two training modes. The methodologies used in the research were conversation circles and questionnaires with semi structured questions. The analysis of the results obtaineds followed a qualitative approach highlighting the most relevant aspects.-
Descrição: dc.description64 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectFormação crítica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectFormação crítica-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectCritical formation-
Título: dc.titlePercepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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