Construção enunciativa e gêneros textuais em propostas de produção textual em material didático de PBE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTrouche, Lygia Maria Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:34598657922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758837P9-
Autor(es): dc.contributorJúdice, Norimar Pasini Mesquita-
Autor(es): dc.contributorCPF:56398695622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799930E0-
Autor(es): dc.contributorRebello, Adriana Leite do Prado-
Autor(es): dc.contributorCPF:46090872222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6754642460046530-
Autor(es): dc.creatorGomes, Mirian Frazão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19341-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755553-
Descrição: dc.descriptionThis study focuses on proposals for textual productions in Brazilian Portuguese for Foreigners didact material, says the construction of utterances and the genres intended for the activities. To do so, it bases on concepts of the Semiolinguistic Theory proposed by Patrick Charaudeau, as discourse organization modes. Sections of activities called Desafio: tarefa comunicativa from the teaching material Terra Brasil: curso de língua e cultura constitute the research data. In the analysis, it was found the predominant mode of enunciation in the construction of a diversified approach and proposals in relation to genres. The survey showed that the proposals lead to many productions in the descriptive discourse organization mode and an apprehension of different genres.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionEste estudo focaliza propostas de produções textuais em material didático de Português do Brasil para Estrangeiros, observa os gêneros textuais objetivados e a construção dos enunciados das atividades. Para tanto, baseia-se em conceitos da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau como o de modos de organização do discurso. As seções de atividades denominadas Desafio: tarefa comunicativa do livro didático Terra Brasil: curso de língua e cultura compõem o corpus da pesquisa. Na análise, foi constatada a predominância do modo enunciativo alocutivo na construção das propostas e uma abordagem diversificada em relação aos gêneros textuais. A pesquisa mostrou que as propostas solicitam muitas produções no modo de organização do discurso descritivo e visam ao desenvolvimento de diferentes gêneros textuais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da língua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectEstrangeiro-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês do Brasil para estrangeiros-
Palavras-chave: dc.subjectModos de organização do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros textuais-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian portuguese for foreigners-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse organization modes-
Palavras-chave: dc.subjectGenres-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleConstrução enunciativa e gêneros textuais em propostas de produção textual em material didático de PBE-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.