Ensino das Leis de Kepler através das metodologias ativas ensino sob medida e instrução pelos colegas com a utilização do software GeoGebra: uma adaptação ao ensino remoto

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEspírito Santo, Marco Aurélio do-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6791881735774872-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Ligia Valente de Sá-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1077117608574907-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo Filho, Newton de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4061301060228632-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/388314162710397-
Autor(es): dc.creatorMatos, Ana Patrícia de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25528-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.08225892739-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755552-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um produto educacional desenvolvido para o ensino das Leis de Kepler através das metodologias ativas ensino sob medida e instrução pelos colegas, utilizando TDICs como ferramentas de ensino aprendizagem. Foram desenvolvidas simulações computacionais através do software GeoGebra que estão prontas para serem utilizadas pelo professor. O produto educacional é composto por uma sequência didática aplicada durante a pandemia de COVID-19, adaptada para utilização através do ensino remoto. A aplicação aconteceu em seis turmas da primeira série do ensino médio em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Volta Redonda - RJ. Os resultados obtidos indicam evidências de aprendizagem do conteúdo das Leis de Kepler. Os estudantes se sentiram estimulados e motivados a participarem das atividades propostas pelo professor, se mostrando favoráveis à utilização das metodologias ativas e das simulações do GeoGebra. A sequência didática, apesar de adaptada para aplicação através do ensino remoto, pode ser facilmente utilizada no ensino híbrido ou presencial-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis study presents an educational product developed for the teaching of Kepler’s laws through the active learning methodologies Just-in-Time Teaching and Peer Instruction, and it uses Information and Communication Technologies as teaching-learning tools. Computer simulations have been developed using GeoGebra software which is ready to be used by teachers. The educational product consists of a didactic sequence applied during the COVID-19 pandemic, and it has been adapted for use during remote teaching. The process has been developed in six classes from the first year of high school in a Volta Redonda - RJ state school. The results obtained indicate evidence of learning the content of Kepler’s Laws. Students have been felt encouraged and motivated to participate in the activities proposed by the teacher, showing themselves favorable to the use of active methodologies and GeoGebra simulations. The didactic sequence has been adapted for the remote teaching, although it can be easily used in hybrid or in-person teaching-
Descrição: dc.description157 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLeis de Kepler-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware GeoGebra-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware-
Palavras-chave: dc.subjectVolta Redonda (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectKepler’s law-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning methodologies-
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebra software-
Título: dc.titleEnsino das Leis de Kepler através das metodologias ativas ensino sob medida e instrução pelos colegas com a utilização do software GeoGebra: uma adaptação ao ensino remoto-
Título: dc.titleTeaching Kepler's Laws through active methodologies just-in-time teaching and peer instruction using GeoGebra software: an adaptation to remote teaching-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.