Movimentos identitários e investigativos de professores no cotidiano escolar : o exercício instituinte da pesquisa como práxis em diálogo com representações sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRangel, Mary Therezinha Alexandre Simen-
Autor(es): dc.contributorCPF:82631002422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793101J6-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Maria Lucia Cunha Lopes de-
Autor(es): dc.contributorCPF:34534534545-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4782282U3-
Autor(es): dc.contributorXavier, Gelta Theresinha Ramos-
Autor(es): dc.contributorCPF:01359623622-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Maria Antonieta Albuquerque-
Autor(es): dc.contributorCPF:72540012322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769318P7-
Autor(es): dc.contributorRocha, Marise Maria Santana da-
Autor(es): dc.contributorCPF:01021235622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766544Y5-
Autor(es): dc.creatorSantos, Sandra Regina Pinto dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19061-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755515-
Descrição: dc.descriptionEn jettant des lumières sur les mouvements identiteurs et investigateurs des professeurs e des élèves engagés dans l implantation du premiers cours normal superieur public au Brésil, le traditionnel Institut de Education de Rio de Janeiro (aujourd hui elevé a Institut Superieur de Education de Rio de Janeiro), cette thèse propose re-signifier les sens sociaux et instituants de la recherche comme praxis, en se basant sur les representations sociales au quotidien de la formation des enseignants et des apprennents. Ce travail fait les rapports dialogiques (KONDER) entre la dialectique du concret au devenir des phenomènes essenciels du réel (KOSIK) et les representations socialles entant que phenoménes symboliques constituants du réel (MOSCOVICI). En travaillent les interfaces de science e d´art, dans un singulier chemin methodologique, cette recherche detache l exercice de la complexité (ASSMANN) et la praxis à plusieurs dimensions de la profission du magistère (NOVOA). Au regard de la complexité, de l historicité et de la pluriculturalité, cet travail met en relief la conquete politique de léducation (FREIRE) comme mouvement social qui permet émanciper les sujets (ZEMELMANN) et tracer les nords des objets des sciences. Etan donné une sevère critique à la logique positiviste, à la pseudoconcreticité des politiques governamentales, à la neutralité cientifique et à l inexorabilité de la formation superficielle des professeurs, cette thèse s engage avec la conquète complexe, quotidiennne et coletive d um projet social dans lequel les savoirs e les pouvoirs constituants (NEGRI) puissent engendrer des sujets sociaux revolutionnairs.-
Descrição: dc.descriptionFocando os movimentos identitários e investigativos de professores e alunos implementadores do primeiro curso normal superior público do país, no tradicional Instituto de Educação, hoje Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, esta tese ressignifica o sentido social e instituinte da pesquisa como práxis a partir de suas representações sociais no cotidiano da formação do-discente. Estabelece diálogos (KONDER) entre a dialética do concreto no devir das relações fenomênicas e essenciais do real (KOSIK) e as representações sociais enquanto fenômenos simbólicos constitutivos do real (MOSCOVICI). Interfacea ciência e arte, em singular abordagem metodológica, exercitando a complexidade aprendente (ASSMANN) e destacando a práxis multidimensional e profissional da docência (NÓVOA). Em atenção à complexidade, historicidade e multiculturalidade, busca contribuir para a conquista política da educação (FREIRE) como movimento de sentido social emancipador dos sujeitos (ZEMELMAN) e norteador dos objetos das ciências. Em severa crítica à lógica positivista, à pseudoconcreticidade das políticas governamentais, à pretensão da neutralidade científica e à inexorabilidade da formação aligeirada dos professores, esta tese compromete-se com a conquista complexa, coletiva, cotidiana e contra-hegemônica de um projeto societário no qual saberes e poderes constituintes (NEGRI) potencializem sujeitos sociais revolucionários com vistas a um estado ético.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa como práxis-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto de Educação.-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa educacional-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Superior de Educação do Rio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectRecherche comme praxis-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentations sociales-
Palavras-chave: dc.subjectPouvoirs Constituants-
Palavras-chave: dc.subjectInstitut de Education.-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleMovimentos identitários e investigativos de professores no cotidiano escolar : o exercício instituinte da pesquisa como práxis em diálogo com representações sociais-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.