Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Carlos Dimas Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Maria Clara Marques | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sérgio Potsch de Carvalho e | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Lucas Nascimento Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:41:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:41:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5547 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755503 | - |
Descrição: dc.description | A formação do biólogo comumente não apresenta espaços destinados a reflexão ética da atuação deste e isso pode gerar uma defasagem em relação a sua atuação. O presente trabalho propõe então entrevistas semiestruturadas com alunos de graduação em Ciências Biológicas em último ano para que se possa avaliar que questões éticas são identificadas por eles. Após a análise de suas falas, pode observar a identificação de questões problemáticas pelos estudantes, que versavam principalmente sobre a formação do biólogo e sua atuação. Pensando sobre a formação, as questões sobre uso animal (fins didáticos), espaços para reflexão ética, problemas de relações entre alunos-alunos e alunos-orientadores foram apontados como importantes. Com relação a atuação do profissional biólogo as questões trazidas foram sobre a valorização do biólogo, as possíveis atuações dele, e o foco sobre a pesquisa. Essas variadas questões problemáticas mostram que funcionamentos dos estudantes estão sendo negligenciados ou sendo afetados pela falta de reflexões éticas sobre a natureza da própria atuação do biólogo. Propiciar tais reflexões e encarar tais questões como de cunho ético pode ser o caminho para uma melhor inserção e valorização do biólogo na sociedade | - |
Descrição: dc.description | The formation of the biologist usually does not presents spaces designated to the ethical reflection of the performance of this one and this can generate a gap related to its performance. The present work then proposes semi-structured interviews with undergraduate students in Biological Sciences in the last year so they can evaluate what ethical issues are identified by them. After analyzing their speeches, we can observe the identification of problematic issues by the students, which focused mainly on the formation of the biologist and his performance. Thinking about the formations, questions about animal use (didactic purposes), spaces for ethical reflection, and problems of relations between students and students and professors were pointed out as important issues. With regard to the professional biologists work, the questions raised were about the biologist's appreciation, his possible actions, and the focus on the research. These varied issues shows that student’s functioning are being neglected or being affected by the lack of ethical reflections about the nature of the biologist's own performance. To foster such reflections and to address such issues as ethical in nature may be the way to better integrate and value the biologist in society | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bioética e biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação do biólogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atuação biólogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética e biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bioética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atuação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bioethics and biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologist formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologist work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethics and biology | - |
Título: dc.title | Bioética e biologia: visões e questões éticas dos estudantes de graduação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: