Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Roberta Pereira Telles | - |
Autor(es): dc.contributor | Sigaud, Lucas Mauricio | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Vitor Acioly | - |
Autor(es): dc.creator | Franco, João Pedro Berbat | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:41:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:41:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27490 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755493 | - |
Descrição: dc.description | O ensino de radioatividade na física é visto como indispensável em documentos oficiais como o currículo mínimo do Estado do Rio de Janeiro, mas é diversas vezes deixado de lado por conta de ser considerado um conteúdo avançado, entre outros fatores, mesmo com sua grande importância atual. Este trabalho tem como objetivo apresentar um objeto pedagógico diferenciado, com base nos conceitos de CTS, TICs e principalmente de hipertexto, que deram origem a uma narrativa interativa digital, que possa ajudar no ensino de radioatividade no ensino médio. Será feito um mergulho nas teorias e ideias que o embasaram e o levaram a ser criado, e discutiremos a possibilidade de ser utilizado em sala de aula, e até em outros conteúdos da física. | - |
Descrição: dc.description | The teaching of radioactivity in physics is seen as an imperative in official documents such as the minimum curriculum of the State of Rio de Janeiro, but is often left out for being considered an advanced subject among other reasons, even with its great current importance. This work has as a goal to present a distinguished pedagogic object, based on the concepts of STS, ICTs and especially hypertext, that gave origin to a digital interactive narrative, that can help in the teaching of radioactivity in high school. We will make a deep dive in the theories and ideas that situated its creation, and we will discuss the possibility of using it in class, and even in other physics contents. | - |
Descrição: dc.description | 37 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas Hipertexto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radioatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | sistemas hipertexto | - |
Palavras-chave: dc.subject | radioatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hypertext Systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radioactivity | - |
Título: dc.title | Uma proposta para o ensino de radioatividade através de narrativa interativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: