Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ladário da | - |
Autor(es): dc.contributor | Monerat, Germano Amaral | - |
Autor(es): dc.contributor | Auler, Luiz Telmo da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7383236534421014 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3743563498830737 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5031014907752547 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7964458773966012 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Lucrécia Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:41:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:41:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14936 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.98633791749 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755487 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo central elaborar, investigar e desenvolver uma sequência didática com caráter investigativo desenvolvida para ser aplicada em espaços não formais de educação, como museus e centros de ciências. Apresenta um papel importante na divulgação do conhecimento científico, propiciando o diálogo com os alunos e ampliando o processo de apropriação do conhecimento através da atividade investigativa. Essa proposta de ensino por investigação aplicada no Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense (MICInense), objetiva contribuir para o processo de alfabetização científica, oportunizando a construção do conhecimento sobre assuntos científicos usando a aprendizagem baseada na resolução de problemas extraídos de situações cotidianas. Com o tema óptica, utilizando como mote a pergunta “o que vem depois do arco-íris?”, o experimento do cientista William Herschel é reproduzido de forma cuidadosa, visando proporcionar o entendimento do fenômeno natural e a importância das ciências para compreensão de mundo, promovendo assim a aproximação com a cultura científica. No desenvolvimento desta proposta são abordados os conteúdos: história da luz, refração da luz solar, características das cores e a descoberta do infravermelho, dentro de um contexto investigativo a partir de atividades práticas de interesse pela ciência e tecnologia. A sequência de ensino investigativa desenvolvida fomenta discussões e tem como objetivo proporcionar a estudantes e professores um ensino elaborado a partir de problemas experimentais. Dessa forma, a iniciativa proporciona o envolvimento da ciência com a sociedade, despertando um maior interesse pelos resultados de pesquisas divulgadas relacionadas à ciência. Como fruto associado a esta dissertação, foi desenvolvido um produto educacional que apresenta uma sequência didática e materiais de apoio, relacionados ao tema, os quais podem ser usados por professores do ensino básico | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | - |
Descrição: dc.description | This work has as main objective to investigate and to develop a didactic sequence with investigative character to be applied in non-formal spaces of education, as museums and science centers. It plays an important role in the dissemination of scientific knowledge, providing dialogue with students and expanding the process of knowledge appropriation through investigative activity. This research teaching proposal, applied to the Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense (MICInense), aims to contribute to the process of scientific literacy, enabling the construction of knowledge on scientific subjects, using experimental research to solve problems extracted from everyday situations. With the theme optics, using as a motto the question "what comes after the rainbow?", the experiment done by scientist William Herschel is carefully reproduced, aiming to provide an understanding of the natural phenomenon and the importance of science to comprehend the world, thus promoting a rapprochement with the scientific culture. In the development of this proposal, the following contents are addressed: history of light, refraction of sunlight, characteristics of the colors and the discovery of infrared, within an investigative context from practical activities related to science and technology. The investigative teaching sequence has developed discussions and aims to offer students and teachers a teaching elaborated from experimental problems. Thus, an initiative provides the involvement of science with society, arousing a greater interest in the results of published research related to science. As a result of this dissertation, an educational product was developed that presents a didactic sequence and support materials, related to the theme, which can be used by teachers of basic education | - |
Descrição: dc.description | 111f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino investigativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentos de óptica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-formal education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Optical experiments | - |
Título: dc.title | O que vem depois do arco-íris?: Uma sequência de ensino por investigação em um espaço não formal de educação | - |
Título: dc.title | What comes after the rainbow?: A sequence of research teaching in a non-formal space for education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: