A formação de leitores pela Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorBadini, Sandra Borges-
Autor(es): dc.creatorSilva, Jessica Souza da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2517-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755475-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho é um estudo de usuários aplicado num novo modelo de biblioteca pública trazido da Colômbia, com o objetivo de transformar o acesso à informação com um novo conceito de espaço dedicado à leitura. Em seu organograma, a biblioteca conta com o Programa de Educação, projeto voltado para atividades que fomentam a leitura em todo e qualquer usuário que a frequenta, fazendo parcerias com escolas, ONGs e educadores do entorno. Esta pesquisa objetivou traçar um perfil dos diferentes tipos de usuários que o Programa de Educação conseguiu alcançar em suas atividades ao longo de 1 ano e 10 meses de reabertura da biblioteca. Apresenta revisão de literatura, identifica e analisa fundamentos teóricos e metodológicos que apoiem a presente pesquisa. Explicita sobre a origem do modelo das Bibliotecas Parque, fala sobre a reabertura da Biblioteca Parque Estadual no Rio de Janeiro, das suas práticas de mediação de leitura e sobre o Programa de Educação. O estudo realizado é do tipo pesquisa de campo com uma abordagem quantitativa, cuja amostragem foi composta por diferentes tipos de usuários: de estudantes do ensino fundamental ao doutorado, de pesquisadores, de moradores de rua e de portadores de necessidades especiais-
Descrição: dc.descriptionThe present work is a study of library users applied to a new model of public library brought to Brazil from Colombia, with the objective to transform the access to information with a new concept of places dedicated to the practice of reading. In its organization chart, the library counts on the Program of Education, project directed toward activities that foment the reading in all and any user who frequently goes to that building, making partnerships with schools, NGOs and educators who work around. This research was aimed to trace a profile of the different users inside the Education Program during one year and ten months of the library's operation, after its reopening. It presents literature revision, it identifies and it analyzes theoretical and methodological beddings that support the present research. This research clarifies on the origin of the model of the Libraries Park, it talks about the reopening of the Library State Park in Rio de Janeiro, it talks about its practical of reading mediation and also about the Education Program. The study was a field research with a quantitative approach, whose sample was composed by different types of library users: from elementary school students to doctoral researchers, the homeless and people with special needs-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de usuários-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca Parque-
Palavras-chave: dc.subjectMediação de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de usuário-
Palavras-chave: dc.subjectUsuários de bibliotecas-
Palavras-chave: dc.subjectMediação-
Palavras-chave: dc.subjectHábito de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectStudy of library users-
Palavras-chave: dc.subjectLibrary Park-
Palavras-chave: dc.subjectMediation of reading-
Título: dc.titleA formação de leitores pela Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.