Quando sons se tornam fatos: bossa nova, crítica e música

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVassallo, Simone Pondé-
Autor(es): dc.contributorBitter, Daniel-
Autor(es): dc.contributorLa Barre, Jorge de-
Autor(es): dc.creatorSouza, Henrique Almeida Martins de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28111-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755474-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa o processo de estabilização da bossa nova enquanto prática musical. Procuro demonstrar que a partir do lançamento do LP Chega de Saudade de João Gilberto, agregou-se uma rede composta por Lps, gravadoras, músicos, críticos, críticas, livros, entusiastas, etc. ensejando a percepção de um “movimento musical revolucionário”, uma prática musical com critérios definidores e elementos musicais claramente delimitados. Proponho que um dos fatores para o ocorrido foi o papel desempenhado por um corpo de críticas musicais. A polarização entre o juízo de uma prática cosmopolita, modernizante e antropofágica e aquele que a tomava por prática alienada aviltando a música genuinamente brasileira reencenou a discussão “tradição x modernidade” sob a qual se constituíram aportes estéticos e sociológicos. Os primeiros atribuíam propriedades intrínsecas ao material musical, enxergando a música como objeto dotado de qualidades que suscitariam determinadas reações sobre seus ouvintes, enquanto os segundos compreendiam a música como uma expressão superficial de causas sociais mais profundas denunciando os reais mecanismos operando por detrás da prática em questão. Entre o espaço aberto por esses dois eixos, o coletivo de atores agregados em torno da BN progressivamente convergiu para a compreensão um “fato cultural” objetivo. O material empírico deste trabalho é composto por críticas musicais, reportagens e entrevistas veiculadas entre 1960 e 1966, e foi analisado a partir das perspectivas teóricas da sociologia da tradução e da pragmática do gosto. Foi possível perceber que, longe de um objeto ostensivo, objetivo e dado, a bossa nova parece ter sido fruto de uma definição performativa operada por diversos atores agregados em torno dessa prática a partir do lançamento de Chega de Saudade.-
Descrição: dc.descriptionThis paper analyzes the process of stabilization of bossa nova as a musical practice. I try to demonstrate that from the release of the record Chega de Saudade de João Gilberto, a network composed of Lps, record labels, musicians, critics, critic articles, books, enthusiasts, etc. was added, ineffectuating the perception of a "revolutionary musical movement", a musical practice with defining criteria and clearly delimited musical elements. I propose that one of the factors for what happened was the role played by a body of musical critics. The polarization between the perception of a cosmopolitan, modernizing and anthropophagic practice and the one that took it by alienated practice demeaning genuinely Brazilian music has re-enacted the discussion "tradition x modernity" under which aesthetic and sociological contributions were constituted. The former attributed intrinsic properties to musical material, seeing music as an object endowed with qualities that would give rise to certain reactions about its listeners, while the latter understood music as a superficial expression of deeper social causes denouncing the real mechanisms operating behind the practice in question. Between the space opened by these two axes, the collective of actors aggregated around bossa nova progressively converged to the understanding an objective "cultural fact". The empirical material of this work is composed of musical critics, reports and interviews published between 1960 and 1966, and was analyzed from the theoretical perspectives of the sociology of translation and the pragmatics of taste. It was possible to realize that, far from an ostensible object, objective and given, bossa nova seems to have been the result of a performative definition operated by several actors aggregated around this practice from the release of Chega de Saudade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBossa-nova-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica musical-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectTradução-
Palavras-chave: dc.subjectBossa-nova-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectTradução-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica musical-
Palavras-chave: dc.subjectBossa-nova-
Palavras-chave: dc.subjectMusic critic-
Palavras-chave: dc.subjectMusic-
Palavras-chave: dc.subjectTranslation-
Título: dc.titleQuando sons se tornam fatos: bossa nova, crítica e música-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.