A mediação intercultural da cestaria guarani : a aldeia de Itaxï

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Armando Martins de-
Autor(es): dc.contributorCPF:47438568722-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4497652129344512-
Autor(es): dc.contributorBrand, Antonio Jacó-
Autor(es): dc.contributorCPF:81000900822-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8645048542058908-
Autor(es): dc.contributorPeres, Sidnei Clemente-
Autor(es): dc.contributorCPF:81123455022-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1740995150718319-
Autor(es): dc.contributorFreire, José Ribamar Bessa-
Autor(es): dc.contributorCPF:07634285234-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338E1-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Maria Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18575-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755460-
Descrição: dc.descriptionLa educación estética, en el sentido de la interculturalidad, especificamente la estética del cotidiano, ha sido apuntada como un espacio para la constitución de nuevos sujetos sociales. La investigagación, por lleva en consideración la relevancia de esos sujetos, se propone a exponer, a partir de estudios de caso en la aldeã Itaxï, en Paraty-Mirim, Paraty, Estado de Rio de Janeiro, los distintos sentidos constituídos en prácticas interculturales, posibilitados por la cestería guarani. El objetivo cumbre es conocer la estética de la cestería guarani con sus significaciones en el contexto sociohistórico guaraní, en la mediación de las subjetividades, privilegiando las relaciones dialógicas y polifónicas en el trámite de sentidos entre el universo aborígene y el universo no-aborígene . En el decurso de la investigación y las consecuentes reflexiones, vislumbranse cuestiones relativas a la alteridad étnica, a partir de la materialidad de la cestería, cuyos sentidos estéticos transitan entre culturas. El foco está en un análisis del lenguaje visual/plástica de la cestería guarani mbyá, o sea, la constitución de su forma y de su iconografia en una relación especifica con el lenguaje verbal, en el percurso del proceso cotidiano de producción de los atersanos. Como fundamentación teórica, la investigación apóyase en Mikhail Bakhtin y su conjunto conceptual.-
Descrição: dc.descriptionA educação estética, no sentido da interculturalidade, especificamente a estética do cotidiano, tem sido apontada como um campo de constituição de novos sujeitos sociais. A investigação leva em consideração os sujeitos e propõe expor, a partir do estudo de caso de uma parentela, da aldeia de Itaxï, em Paraty-Mirim, Paraty, no Estado do Rio de Janeiro: os diferentes sentidos constituídos em práticas interculturais, mediados pela cestaria guarani. Nosso objetivo é conhecer a estética da cestaria guarani, com suas significações, no contexto sócio-histórico e nas práticas do cotidiano guarani, na mediação das subjetividades, privilegiando as relações dialógicas e polifônicas no trânsito de sentidos entre o mundo índio e o mundo não-índio. No processo das nossas investigações e conseqüentes reflexões, vislumbramos questões relativas à alteridade étnica, a partir da materialidade da cestaria, cujos sentidos estéticos transitam entre culturas. O foco está em uma análise da linguagem visual/plástica da cestaria guarani mbyá, na constituição da sua forma e de sua iconografia em uma relação específica com a linguagem verbal, no percurso do processo cotidiano de produção dos artesãos. Como fundamentação teórica, a investigação apóia-se em Mikhail Bakhtin e no seu conjunto conceitual.-
Formato: dc.formatapplication/zip-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectÍndios Guarani Mbiá-
Palavras-chave: dc.subjectUsos e costumes-
Palavras-chave: dc.subjectIndio-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração cultural-
Palavras-chave: dc.subjectCesta indígena-
Palavras-chave: dc.subjectCestaria Guarani Mbyá-
Palavras-chave: dc.subjectAlteridade étnica-
Palavras-chave: dc.subjectParaty (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectCestería Guarani Mbyá-
Palavras-chave: dc.subjectLenguaje-
Palavras-chave: dc.subjectAlteridad étnica-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA mediação intercultural da cestaria guarani : a aldeia de Itaxï-
Título: dc.titleLa mediación intercultural da cestería guarani: a aldeã de Itaxï-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.