Timidez no contexto escolar: relato de experiência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Souza-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Amabile Aparecida Xavier-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11808-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755452-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho analisamos o processo de aprendizagem dos tímidos a partir de uma narrativa pessoal. Para tanto, utilizamos a metodologia do relato de experiência, visando compreender os aspectos positivos e negativos de como se desvela o aprendizado do sujeito com timidez. O ambiente escolar é um local essencial para a obtenção de habilidades sociais, mas pode ser também um ambiente opressor, capaz de marcar negativamente um aluno para o resto de suas vidas. A timidez é uma característica individual que pode gerar estigma negativo pela leitura dos outros e prejudicar o sujeito tímido em seu convívio social, marcando-o profundamente. Desta maneira, o professor necessita ser cauteloso e atento quanto a seus alunos tímidos, colaborando para o sucesso de sua socialização. Neste trabalho, a narrativa pessoal é entremeada pelas leituras de Skliar e de Larrosa-
Descrição: dc.descriptionIn this work we analyze the process of learning of the timid ones from a personal narrative. Therefore, we use the methodology of the experience report to understand the positive and negative aspects of how the subject learns with shyness. The school environment is an essential place for social skills, but it can also be an oppressive environment that can negatively mark a student for the rest of their lives. The shyness is an individual characteristic that can generate negative stigma by the reading of the others and to undermine the shy subject in his social life, marking it deeply. In this way, the teacher needs to be cautious and attentive regarding his shy students collaborating for the success of their socialization. In this work, the personal narrative is interspersed by the readings of Skliar and Larrosa-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTimidez-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectShyness-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectExperience report-
Palavras-chave: dc.subjectLeaming process-
Título: dc.titleTimidez no contexto escolar: relato de experiência-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.