
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gomes, Jacqueline de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Amabile Aparecida Xavier | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:41:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:41:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11808 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755452 | - |
| Descrição: dc.description | Neste trabalho analisamos o processo de aprendizagem dos tímidos a partir de uma narrativa pessoal. Para tanto, utilizamos a metodologia do relato de experiência, visando compreender os aspectos positivos e negativos de como se desvela o aprendizado do sujeito com timidez. O ambiente escolar é um local essencial para a obtenção de habilidades sociais, mas pode ser também um ambiente opressor, capaz de marcar negativamente um aluno para o resto de suas vidas. A timidez é uma característica individual que pode gerar estigma negativo pela leitura dos outros e prejudicar o sujeito tímido em seu convívio social, marcando-o profundamente. Desta maneira, o professor necessita ser cauteloso e atento quanto a seus alunos tímidos, colaborando para o sucesso de sua socialização. Neste trabalho, a narrativa pessoal é entremeada pelas leituras de Skliar e de Larrosa | - |
| Descrição: dc.description | In this work we analyze the process of learning of the timid ones from a personal narrative. Therefore, we use the methodology of the experience report to understand the positive and negative aspects of how the subject learns with shyness. The school environment is an essential place for social skills, but it can also be an oppressive environment that can negatively mark a student for the rest of their lives. The shyness is an individual characteristic that can generate negative stigma by the reading of the others and to undermine the shy subject in his social life, marking it deeply. In this way, the teacher needs to be cautious and attentive regarding his shy students collaborating for the success of their socialization. In this work, the personal narrative is interspersed by the readings of Skliar and Larrosa | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Timidez | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Shyness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experience report | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leaming process | - |
| Título: dc.title | Timidez no contexto escolar: relato de experiência | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: