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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Frigotto, Gaudencio | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:12635707049 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trein, Eunice Schilling | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:73881988734 | - |
Autor(es): dc.contributor | Carrano, Paulo César Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:04533325622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799707U5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Leher, Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00633422322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705347Y4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Peroni, Vera Maria Vidal | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:76734564222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9945008202279221 | - |
Autor(es): dc.contributor | Algebaile, Eveline Bertino | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:58838031720 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793644Z6 | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Laura Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:41:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:41:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17704 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755441 | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | O trabalho infanto-juvenil é produto da acumulação capitalista e também a reproduz historicamente de modo diverso em cada sociedade. A arte, a experiência cotidiana e a ciência, por diferentes leituras, sustentam essa afirmação. A histórica dualidade teórico-prática na relação trabalho-educação, materializada na dicotomia entre escolarização e formação profissional acirra a marginalização desses sujeitos sociais crianças, adolescentes e jovens, filhos e filhas da classe trabalhadora. Sem considerar essas questões estruturais, Estado e sociedade civil vêm propondo, de forma dominantemente subordinada ao capital, uma infinidade de projetos e programas com vistas a atender essa população por meio de políticas sociais. Apesar de significativo avanço em aspectos conceituais, tanto da educação quanto da assistência social, como vitória da luta de trabalhadoras da área e de usuários dessas políticas, mesmo em governos que se afirmam no campo democrático e popular, essa tese revela cinco questões que vulnerabilizam e limitam profundamente as ações desenvolvidas: (1) a falta de organicidade entre as políticas públicas que atendem a classe trabalhadora; (2) o enxugamento do Estado para o campo do trabalho e o avanço do chamado terceiro setor na ocupação do vazio forjado, gerando ações sob a tática de política social fragmentadas e focalizadas; (3) a continuidade e o aprofundamento da expulsão na⁄da escola; (4) a apropriação no atendimento sócio-educativo em meio aberto de ações frustradas no campo educacional; (5) a ausência de enfrentamento de contradições nas concepções e nas práticas políticas por seus sujeitos sociais na estratégia de formação permanente e em serviço. Todo esse conjunto de limites demonstra inequivocamente uma imensa desigualdade no campo dos direitos entre a classe detentora de capital e a classe trabalhadora. Desigualdade acentuada para crianças, adolescentes e jovens empurrados precocemente a produzirem sua sobrevivência no mundo da rua ou do trabalho precário e superexplorado. Desigualdade que dificulta movimentos de combate ao fenômeno e acentua a perda da potencialidade ontológica dessa forma de trabalho quando feito o corte geracional porque, nessa perspectiva, o trabalho, categoria fundante da ontologia do ser social, cuja centralidade determina a vida humana, não é organizadora da vida, pior, mutila presente e futuro, e, não raro, reproduz passados familiares. A ausência ou precariedade dessa análise estrutural do trabalho precoce produz práticas políticas conjunturais que não combatem efetivamente a questão das desigualdades sociais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho infanto-juvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho precoce | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sobrevivência de crianças e adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento sócio-educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio aberto Política Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política Pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | trabalho como princípio educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exclusão e cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Trabalho infanto-juvenil : concepções, contradições e práticas políticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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