Impactos da carência afetiva no desenvolvimento escolar: depressão infantil na sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Sousa-
Autor(es): dc.creatorLuiz, Angela Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6146-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755439-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo trata dos prejuízos que a carência afetiva é capaz de causar ao desenvolvimento infantil, mantendo o seu foco principal na ocorrência da depressão durante a infância e como o professor pode lidar com essa situação em sala de aula. Assim o objetivo geral do presente estudo buscou analisar os impactos causados pela carência afetiva no processo de aprendizagem principalmente quando as crianças são acometidas um quadro depressivo investigando ainda como o professor pode contribuir para minimizar os danos que essa doença pode causar ao processo de aprendizagem. Conclusivamente a pesquisa verificou que o objetivo proposto foi alcançado ao constatar que a afetividade encontra-se diretamente relacionada com o desenvolvimento infantil sendo o pilar de todo esse processo, de modo que a carência afetiva ainda na infância é capaz de comprometer todo o desenvolvimento acadêmico, social e emocional desta e que nos casos mais graves em que o aluno é acometido por um quadro de depressão o professor pode atuar orientado por uma equipe multidisciplinar, intervindo através de recursos lúdicos no intuito de garantir a aprendizagem desse aluno e minimizar os prejuízos causados pela depressão-
Descrição: dc.descriptionThe present study deals with the losses that the affective deficiency is capable of causing to the child development, maintaining its main focus on the occurrence of depression during childhood and how the teacher can deal with this situation in the classroom. Thus, the general objective of the present study sought to analyze the impacts caused by the affective deficiency in the learning process, especially when the children are depressed, investigating how the teacher can contribute to minimize the damages that this disease can cause to the learning process. Conclusively, the research found that the proposed goal was achieved by noting that affectivity is directly related to child development being the pillar of this whole process, so that the affective deficiency still in childhood is capable of compromising all academic development, Social and emotional development and that in the most severe cases in which the student is affected by a depression, the teacher can act guided by a multidisciplinary team, intervening through playful resources in order to guarantee the student's learning and minimize the damages caused by depression-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDepressão-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectInfantil-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectAffectivity-
Palavras-chave: dc.subjectCDD 370.11-
Palavras-chave: dc.subjectChild depression-
Palavras-chave: dc.subjectLudicidade-
Palavras-chave: dc.subjectAffectivity-
Título: dc.titleImpactos da carência afetiva no desenvolvimento escolar: depressão infantil na sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.