Análise dos efeitos do desenvolvimento de produto na cadeia produtiva de eletrônicos: um estudo aplicado num jogo de empresas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Murilo Alvarenga-
Autor(es): dc.contributorConejero, Marco Antônio-
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Felipe Carvalho do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22380-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755438-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho foi realizado um estudo de caso sobre uma empresa participante de um jogo de empresas em ambiente laboratorial, teve por objetivo analisar os resultados obtidos com a estratégia de desenvolvimento de um novo produto praticado por uma das empresas na obtenção de vantagem competitiva. Para um melhor entendimento sobre o contexto do estudo foi realizada uma revisão de literatura sobre os temas: Posicionamento Estratégico, a fim de entender os meios de como uma empresa pode se posicionar no mercado para obter vantagem competitiva; Desenvolvimento de Produto, ilustrando as etapas para a criação e meios de medir o desempenho de um novo produto; Cadeia de Valor, com objetivo de demonstrar que o conjunto de atividades realizadas pela empresa pode ser um fator para obtenção de vantagem competitiva; e Jogo de Empresas: para entender como funciona um jogo de empresas e a sua importância como ambiente laboratorial. Este estudo teve como coleta de dados o levantamento documental, a partir das decisões tomadas pelos participantes, os resultados e relatórios gerados pelo jogo de empresas. Foi realizada uma análise qualitativa que descrevem a evolução comparativa de indicadores operacionais, mercadológicos e financeiros nos períodos em estudo. O estudo evidenciou a influência do desenvolvimento do novo produto na obtenção de vantagem competitiva frente à concorrência, assim como a importância da contribuição do novo produto em relação ao portfólio da empresa. O estudo limitou-se a utilização apenas do lucro para comparação entre as empresas. O mesmo pode auxiliar os discentes de disciplinas laboratoriais para a construção do seu aprendizado em gestão-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPosicionamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento de produtos-
Palavras-chave: dc.subjectCadeia de valor-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração estratégica-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de caso-
Título: dc.titleAnálise dos efeitos do desenvolvimento de produto na cadeia produtiva de eletrônicos: um estudo aplicado num jogo de empresas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.