Plantas medicinais em Santo Antônio de Pádua/RJ: a conexão do conhecimento popular e discente com o manejo de material didático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPompilho, Wendel Mattos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7478367813739692-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Jean Carlos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7824407870274493-
Autor(es): dc.contributorMello, Renata Bacellar-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1834123342403707-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5715715505962066-
Autor(es): dc.creatorPereira, Patrícia Elias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:41:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:41:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24965-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755430-
Descrição: dc.descriptionO jogo didático tem se mostrado uma ferramenta eficaz no ensino/aprendizagem dos alunos em redes públicas e privadas. Como materiais lúdicos inseridos no cotidiano escolar as aulas tornam-se prazerosas e fáceis de compreender. Muitos professores em sua formação acadêmica não têm acesso à construção de materiais que possibilitem aulas diferenciadas ou até mesmo não aprendem como manusear materiais auxiliadores como, exemplo posso citar o Data show. Utilizei o ‘jogo didático Mico na mata – Conhecendo a Etnobotânica para demonstrar como um material didático facilita o entendimento do aluno e a vida do professor de ensino fundamental e médio também. O jogo foi aplicado em uma turma de 19 alunos de 7º ano da Escola Municipal Escola Viva Professora Edy Belloti, no Município de Santo Antônio de Pádua/ RJ, onde também foram coletados depoimentos de alguns discentes acerca do uso desse tipo de ferramenta no ensino. Como formas avaliativas foram utilizados três questionários (dois avaliativos e um de análise de usabilidade). Esses questionários tiveram a função de avaliar o conhecimento prévio e adquirido dos alunos e a estética e usabilidade do jogo didático em sala. Os gráficos obtidos com a pesquisa mostraram que a utilização de jogos na educação é satisfatória e eficaz. Também obtive respostas sólidas e uma boa aceitação dos discentes com relação ao uso das várias ferramentas didáticas em aula. Todos os resultados e relatos coletados nos evidenciam que o uso de ferramentas pedagógicas auxiliares é eficiente e totalmente aceitável tanto aos alunos quanto aos professores.-
Descrição: dc.descriptionThe didactic game has proven to be an effective teaching / learning tool for students in public and private networks. As playful materials inserted in the daily school life the classes become enjoyable and easy to understand. Many teachers in their academic formation do not have access to the construction of materials that allow differentiated classes or even do not learn how to handle auxiliary materials, for example I can cite the data-show. I used the 'Mico na mata – Conhecendo a Etnobotânica 'to demonstrate how a didactic material facilitates the understanding of the student and the life of the elementary and middle school teacher as well. The game was applied in a class of 19 students of the 7th year of the Escola Municipal Escola Viva Professor Edy Belloti, in the Municipality of Santo Antônio de Pádua / RJ, where some students' testimonies about the use of this type of teaching tool were also collected. As evaluation forms, three questionnaires were used (two evaluative and one of usability analysis). These questionnaires had the function of evaluating the students' previous and acquired knowledge and the aesthetics and usability of the didactic game in the classroom. The graphs obtained with the research showed that the use of games in education is satisfactory and effective. And I obtained solid answers and a good acceptance of the students regarding the use of the various didactic tools in class. All results and reports show that the use of auxiliary pedagogical tools is efficient and very acceptable to both students and teachers.-
Descrição: dc.description41 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPlantas medicinais-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento popular na escola-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectJogos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Naturais-
Palavras-chave: dc.subjectMedicinal plants-
Palavras-chave: dc.subjectPopular knowledge in school-
Palavras-chave: dc.subjectHealth-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Título: dc.titlePlantas medicinais em Santo Antônio de Pádua/RJ: a conexão do conhecimento popular e discente com o manejo de material didático-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.